FOLHETOS COMO FERRAMENTA DE EDUCOMUNICAÇÃO EM PARQUES NATURAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE OS PARQUES DE CANELA/RS

Autori

  • Leonardo Francisco Stahnke Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Vania Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702783

Parole chiave:

Parques, Folhetos, Educomunicação.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611702783

O presente trabalho teve como objetivo analisar os folhetos dos Parques Naturais do município de Canela/RS e sua relação com a Educomunicação e o Turismo Sustentável. Inicialmente identificaram-se os parques com características naturais relevantes do município e, com apoio do Centro de Informações Turísticas, obteve-se acesso aos seus materiais de divulgação. Cada folheto foi então avaliado comparativamente, com base em uma matriz de 53 critérios distribuídos em três focos de análise: Informações Gerais, Design e Educação Ambiental. Dos 17 parques naturais relacionados somente sete possuíam folhetos de divulgação, sendo um de âmbito estadual e seis particulares. A partir deste trabalho verificou-se que os parques não sabem produzir materiais de divulgação educomunicativos, ficando todos os folhetos muito aquém dos critérios propostos. A fim de suprir este déficit, propõem-se um Guia de Turismo Sustentável para os parques naturais presentes no município.

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Pubblicato

2011-03-31

Come citare

Stahnke, L. F., & Costa, V. M. F. (2011). FOLHETOS COMO FERRAMENTA DE EDUCOMUNICAÇÃO EM PARQUES NATURAIS: ESTUDO DE CASO SOBRE OS PARQUES DE CANELA/RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 2(2), 257–282. https://doi.org/10.5902/223611702783

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