Diagnóstico da rede de drenagem urbana de uma sub-bacia do córrego Osório, Maringá –PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117020572Parole chiave:
Alagamentos e simulação, Cenários de drenagem urbana, Chuvas e alagamentos em Maringá.Abstract
A impermeabilização das superfícies quando do crescimento das cidades ocasiona aumento no volume e navelocidade do escoamento superficial. Os sistemas de drenagem urbano são então construídos para conduzir as águas pluviais, de forma apropriada, para jusante. Em Maringá, Paraná, frequentes alagamentos em pontos considerados críticos tem se tornado um problema de gestão municipal. Um desses pontos críticos é o cruzamento das avenidas Palmares e Guaiapó, onde se tem observado alagamentos com danos à população, inclusive com perdas de bens materiais. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi analisar a rede de drenagem urbana em uma sub-bacia do córrego Osório que contribui diretamente no ponto crítico supra citado, por meio de simulação de cenários usando programa computacional. Após a calibração e validação do modelo, foram simulados três cenárioscom mudanças em duas variáveis: tempo de retorno e tempo de duração da chuva. Em todos os cenários, observou-se que a rede de drenagem está subdimensionada e operando em condições críticas, mesmo para chuvas de pequena intensidade e curto tempo de duração. Conclui-se que deverão ser estudadas medidas de intervenção de baixo impacto que favoreçam a infiltração da água pluvial no solo, de tal forma que as velocidades e vazões na rede de drenagem diminuam.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERGES B. Geomorfologia Urbana Histórica aplicada à análise das inundações na bacia hidrográfica do Córrego da Mooca – São Paulo/SP [dissertation]. São Paulo: Mestrado em Geografia Física/ USP, 2013. 199 p.
COSTA AHA. Simulação dos impactos da Urbanização Sobre as Inundações Urbanas na Bacia Hidrológica do Rio Cuiá [dissertation]. Paraíba: Mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental/UFPB, 2013. 91 p.
PLÚVIO 2.1. Chuvas Intensas para o Brasil [Internet]. 2015 [cited 2015 agosto 15]. Available from: http://www.gprh.ufv.br/?area=softwares.
PONTREMOLEZ NS. Estudo das inundações em cenários alternativos de uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do Córrego do Mineirinho em São Carlos, SP [dissertation]. São Carlos: Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento/EESC-USP, 2013. 132 p.
SESCO SAM, GRAÇA CH, SILVEIRA H. Estudo da degradação e do impacto sócio-ambiental na bacia do córrego Osório, Maringá – Paraná. Rev. Eletr. Geografar do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPR. [Internet]. 2010 [cited 2015 agosto 15]; 5(1): 176-205. Available from: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/geografar/article/view/17788
TOMAZ P. Novo método de cálculos de vazão. Livros Digitais. 2013 [cited 2015 ago 11]. Available from: http://www.pliniotomaz.com.br/livros-digitais/.
TOMINAGA ENS. Urbanização e cheias: medidas de controle na fonte [dissertation]. São Paulo: Mestrado em Engenharia Hidráulica e Ambiental/Poli-USP, 2013. 137 p.
TUCCI CEM. Inundações urbanas. Porto Alegre: ABRH/RHAMA, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION