22361170Elaboração de cartilha ambiental como subsídio para sensibilização de público infanto-juvenil

Autori

  • Marcio Takashi Uyeno Departamento de Engenharia Civil, UEM, Maringá, PR, Brasil
  • Andressa De Angelis Guizelini Departamento de Ciências Biológicas, UEM, Maringá, PR, Brasil
  • Cristhiane Michiko Passos Okawa Departamento de Engenharia Civil, UEM, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117020556

Parole chiave:

Ribeirão Morangueiro, Fundo de vale, Cartilha, Educação ambiental.

Abstract

O homem tem explorado os recursos naturais para proporcionar o desenvolvimento do meio em que vive e garantir sua sobrevivência. Neste contexto, o crescimento urbano tem contribuído para o aumento de impactos ambientais negativos, tais como a poluição derios. Localiza-se na cidade de Maringá-PR a nascente do ribeirão Morangueiro, principal subafluente do Rio Pirapó, rio este que é responsável pelo abastecimento da água de Maringá e região. Dada a importância deste subafluente, o presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma cartilha ambiental para conservação do fundo de vale da nascente do ribeirão Morangueiro. Para isto, foram realizadas visitasa campo para análise e diagnóstico do local de estudo, por observação e registro fotográfico. O resultado deste trabalho foi uma cartilha ambiental de 30 páginas que será utilizada em escolas em campanhas de sensibilização do público infanto-juvenil. Conclui-se que a elaboração da cartilha é um importante resultado para obter a conservação do fundo de vale.

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Biografie autore

Marcio Takashi Uyeno, Departamento de Engenharia Civil, UEM, Maringá, PR, Brasil

Andressa De Angelis Guizelini, Departamento de Ciências Biológicas, UEM, Maringá, PR, Brasil

Cristhiane Michiko Passos Okawa, Departamento de Engenharia Civil, UEM, Maringá, PR, Brasil

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Pubblicato

2015-12-02

Come citare

Uyeno, M. T., Guizelini, A. D. A., & Okawa, C. M. P. (2015). 22361170Elaboração de cartilha ambiental como subsídio para sensibilização de público infanto-juvenil. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19, 19–29. https://doi.org/10.5902/2236117020556

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