Análise da Inovação em uma Cooperativa a partir das Dimensões do Desenvolvimento Sustentável

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117017197

Parole chiave:

Desenvolvimento Sustentável, Inovação, Cooperativa

Abstract

A temática do desenvolvimento sustentável vem historicamente conquistando o interesse da sociedade civil organizada, do meio acadêmico e empresarial, no entanto ainda é grande o desafio de colocar em prática esse conceito formado pela complementaridade entre desenvolvimento e sustentabilidade. Assim, o presente estudo tem como objetivo principal identificar as inovações de produto, processo e gestão implementadas por uma cooperativa de laticínio, e seus impactos nas dimensões econômica, social e ambiental. Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza descritiva, com abordagem metodológica qualitativa.  Para tanto, realizou-se uma entrevista semiestruturada, adaptada de Delgado (2007), com o gestor administrativo de um organização do setor de laticínios localizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente buscou-se mapear as inovações em produto, processo e gestão realizadas na organização nos anos de 2011 a 2013. Posteriormente, buscou-se, com base nas percepções do entrevistado, quais foram os impactos de cada uma das inovações mapeadas nas esferas econômicas, ambientais e sociais do desenvolvimento sustentável.  Os principais resultados do estudo evidenciam que as inovações implementadas pela organização estão direcionadas para a aquisição de novas máquinas e qualificação da infraestrutura. As inovações mapeadas direcionaram-se principalmente para as esferas social e econômica do desenvolvimento sustentável.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gean Carlos Tomazzoni, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do Grupo de Pesquisa Individuo, Organizações e Trabalho: Processos Psicossociais da Universidade Federal da Bahia e do Grupo de Pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional da Universidade Federal de Santa Maria, atuando principalmente em temas da área do comportamento organizacional.

Rita de Cássia Trindade dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do curso de Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Agente de Orientação Empresarial pelo Projeto Negócio a Negócio. Bolsista de Projeto de Pesquisa. Participante do Grupo de Pesquisa na linha de Sistema, Estrutura e Pessoas.

Andressa Schaurich dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2012). Atualmente está finalizando o Mestrado em Administração (2015) e iniciando o Doutorado em Administração, ambos no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria PPGA/UFSM linha de pesquisa: Sistemas, Estruturas e Pessoas. Também cursa Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde/EaD pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. É professora do Curso Técnico em Administração e Contabilidade da CS Escola Técnica e Tutora a Distância do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal/modalidade EAD/UFSM.

Vânia Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria, Coordenadora do Curso de Administração e Coordenadora do curso de Especialização em Gestão Pública Municipal/EaD. É pesquisadora associada à linha de pesquisa Sistema, Estruturas e Pessoas do Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e ao Núcleo de Estudos Indivíduo, Organizações e Trabalho da Universidade Federal da Bahia.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, S. R.; SANTOS, V. M. L.; TORRES. Avaliação de impactos ambientais do processo de produção de etanol utilizando método derivado da Matriz de Leopold. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 18, n. 4, set-dez 2014, p.1443-1459.

ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, Saraiva. 2. ed, 2005. Cap.9 p.173-204.

BARBIERI, J. C; VASCONCELOS, I. F. G.; TALES, A.; VASCONCELOS, F. C. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. Rev. de Administração de Empresas. v. 50, n. 2, abr-jun 2010, p. 146-154.

BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007.

BISMARCHI, L. F. Sustentabilidade e Inovação no setor Brasileiro da Construção Civil: um estudo exploratório sobre a implantação da política pública baseada em desempenho. 2011. 173f. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

BORGES, F. G. Responsabilidade Social: Efeitos de atuação social na dinâmica empresarial. 2001. 254f. Tese (Doutorado em Administração) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

BROCK, V. F.; SÁ, U. G. de C. Evolução das Práticas Organizacionais: Um Estudo das Gestão Ambiental e Inovação Sustentável numa Indústria Petroquímica de Triunfo, RS. In: V Encontro de Estudos em Estratégia. Anais..., Porto Alegre/RS, 2011.

CPDS – Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional. Agenda 21 Brasileira. Brasília: MMA/PNUD, 2004. 158 p. 2.Ed, 2004.

DAMANPOUR, F. Organizational Innovation: A Meta-Analysis of Effects of Determinants and Moderators. Academyof Management Journal. v. 34, n. 3, Sep 1991, p.555-590.

DAROIT, D.; NASCIMENTO, L. F. Dimensões da inovação sob o paradigma do desenvolvimento sustentável. In: XXVIII Encontro Nacional da ANPAD. Anais..., Curitiba/PR., 2004.

DELGADO, N. A. A inovação sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável: os casos de uma Cooperativa de laticínios brasileira e de outra Francesa. 2007. 230f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.

DIAS, G. F. Ecopercepção: um resumo didático dos desafios socioambientais. São Paulo: Editora Gaia, 2004.

FRANCINI, W. S. Modelos de Gestão da Inovação: Um Estudo de Casos em Empresas Brasileiras do Setor Petroquímico. 2012. 245f. Tese (Doutorado em Administração) Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2012.

GUIMARÃES, J. C. F; SEVERO, E. A ; PEREIRA, A. A; DORION, E. C. H; OLEA, P. M. Inovação no Processo e Melhoria Contínua em uma Indústria de Plásticos do Pólo Moveleiro da Serra Gaúcha. Rev. Elet. Sistemas & Gestão. v. 8, 2013, p. 34-43. Disponível em: < http://www.uff.br/sg/index.php/sg/article/viewFile/V8N1A3/V8N1A3> Acesso em: 04 maio, 2015.

HALL, J.; VREDENBURG, H. The challenges of innovating for sustainable development. Mit Sloan Management Review. v. 45, n. 1, 2003, p. 61-68.

MONTEIRO, D. W. Inovação de Produtos: Um estudo de caso sobre o Serviço de Videoconferência em Telefonia Celular. Rev. Elet.de Gestão de Negócios. v. 4, abr-jun 2008, p. 78-102.

NASCIMENTO, T. A.; MENDONÇA, A. T. B. B.; CUNHA, S. K. Inovação e sustentabilidade na produção de energia: o caso do sistema setorial de energia eólica no Brasil. Cad. EBAPE.BR. v. 10, n. 3, 2012, p. 630-651.

OCDE - Organisation De CoopérationEt De Développement Conomique. Développementdurable: Les grandes questions. Paris: Éditions de l’OCDE, 2001.

PONTES. E. C. R.A Responsabilidade Social das Empresas e as Estratégias Organizacionais: Análise de uma empresa da Amazônia. 2011. 110f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade da Amazônia, Belém, 2011.

SALGADO, V.G. Proposta de indicadores de ecoeficiência para o transporte de gás natural. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências do Planejamento Energético) – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SANTOS, R. A.; DAL-SOTO, F.; PARNOFF, L. O Selo Combustível Social e o Impacto nas Dimensões da Inovação, do Desenvolvimento Sustentável e na Estratégia Empresarial. In: XXXVIII Encontro Nacional da ANPAD. Anais..., Rio de Janeiro/RJ.,2014.

SCHUMPETER, J.A. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1934. cap. 7.

SENHORAS, E. M; TAKEUCHI, K. P; TAKEUCHI K. P. Gestão da Inovação no Desenvolvimento de Novos Produtos. In: IV Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Anais..., Rio de Janeiro/RJ, 2007.

SILVEIRA, M. A.; KIKUCHI L. S.; POLICENO C. A. Inovação e aprendizagem organizacional para sustentabilidade: desenvolvimento de competências na indústria de equipamentos eletrodomésticos. Rev. de Gestão e Conexões. v. 2, n. 1, 2013, p. 76-93.

SOARES, A. M. F.; FONTANA, M. E.; MORAIS, D. C. Sistema de Gestão Ambiental: um estudo de caso da implantação do controle operacional no Beneficiamento de areia em uma indústria de fundições. Rev. Elet. em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v. 18, n. 3, set-dez, 2014, p.1179-1199.

VEIGA, J. E. Desenvolvimento Sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

WCED - World Commission for Environmentand Development. Our Common Future. Oxford: Oxford University Press, 1987.

ZAWISLAK, P. A. A relação entre o conhecimento e desenvolvimento: essência do progresso técnico. Rev. Análise. v. 6, n. 1, 1995, p. 125-149.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-05-18

Come citare

Tomazzoni, G. C., Santos, R. de C. T. dos, Santos, A. S. dos, & Costa, V. M. F. (2015). Análise da Inovação em uma Cooperativa a partir das Dimensões do Desenvolvimento Sustentável. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 624–635. https://doi.org/10.5902/2236117017197

Fascicolo

Sezione

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT