O potencial da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015560Parole chiave:
Aprendizagem, Colaborativa, Biologia, Rede social Facebook, Ensino médio politécnicoAbstract
Este artigo tem como objetivo avaliar o potencial de uso da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º Ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, localizada no município de Santo Cristo, RS. Além disso, busca analisar a participação dos alunos em um grupo, 1º Ano Biologando, através do uso de diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação na construção de conhecimentos de forma colaborativa. O trabalho foi realizado no período de março a junho de 2014, utilizando a metodologia qualitativa, pesquisa-ação, através da observação da interação e participação dos alunos no grupo e questionário de avaliação. Constatou-se que a rede social Facebook apresenta grande potencial para mediação do processo de ensino e aprendizagem, tanto no apoio quanto na construção de novos conhecimentos em Biologia. A rede social atraiu os alunos favorecendo a participação e compartilhamento de informações, motivando e despertando-os para os estudos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>Acesso em 14/05/2014.
BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo et al. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, V. 18, nº 1, p. 135-149, jan./abr 2013. Disponível em <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=459763> Acesso em 01/04/2014.
CASTRO, Janaína. Como Funciona o Facebook? Revista Nova Escola, abril de 2011. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-funciona-facebook-624752.shtml>Acesso em 11/06/2014.
FERREIRA, Jacques de Lima; CORRÊA, Bárbara Raquel do Prado Gimenez; TORRES, Patrícia Lupion. O Uso Pedagógico da Rede Social Facebook. In
TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org). Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. CD-ROM.
FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, nº 3, p. 483-502, set/dez. 2005.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2000.
MATSUKI, Edgar. Pesquisa mostra como os adolescentes usam internet no Brasil. Portal EBC, 2012. Disponível em <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2012/10/pesquisa-tic-kids-online-brasil>Acesso em11/06/2014.
MINHOTO, Paula Maria Lino Veigas. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 2012,130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação. Bragança (Portugal), 2012.
MOZZAQUATRO, Patrícia Mariotto; MEDINA, Roseclea Duarte. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, Vol. 6, Nº 2, dezembro de 2008. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14508> Acesso em 16/05/2014.
MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na Educação: Teoria e Prática. Porto Alegre, Vol. 3, nº 1, p. 137-144. Setembro de 2000. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862>Acesso em 16/04/2014.
NASCIMENTO, Anna Cristhina de Azevedo. Princípios de design na elaboração de material multimídia para a web. Artigos Rived. Julho de 2005. Disponível em <http://rived.mec.gov.br/artigos/multimidia.pdf>Acesso em 13/05/2014.
PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Facebook: rede social educativa? In I ENCONTRO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2010. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. p. 593-598, ISBN: 978-989-96999-1-5
Disponível em <http://hdl.handle.net/10198/3584>Acesso em 19/03/2014.
PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Revista Nova Escola, outubro de 2011. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml> Acesso em 13/06/2014.
SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003. Disponível em <http://www.vaipav.xpg.com.br/Material/HUMANIDADES/Texto%20Lucia%20Santaella.pdf >Acesso em 23/03/2014.
SANTOS, Jaqueline Araújo dos; LOPES, Marcelo Dias. A utilização das Redes Sociais pelos universitários da cidade de Itajubá-Mg. In: 5º ECOSUL – Encontro Científico Sul Mineiro de Administração, Contabilidade e Economia, 2013. Itajubá - MG. Anais. Itajubá: FAMESM, 2013. p. 1 – 10. Disponível em <http://www.facesm.br/userfiles/webfiles/Artigo%209.pdf> Acesso em 16/04/2014.
SERRANO, Daniel Portillo. Geração Y. Portal do Marketing, 2010. Disponível em <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/Geracao_Y.htm>Acesso em 11/06/2014.
SILVA, B.; CARNEIRO, M. A web 2.0 como ferramenta de aprendizagem no ensino de Ciências. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Santiago, Chile, Volume 5, p.77-82, 2009. Disponível em <http://www.tise.cl/2009/tise_2009/pdf/10.pdf>Acesso em 06/05/2014.
SILVA, Maria Aparecida Ramos da; ROCHA, Maria das Vitórias Ferreira da. O ProInfo como Política Pública de Inclusão Digital: desafios e perspectivas. Revista Eletrônica Inter-Legere. n º 13, p. 64-74, julho a dezembro de 2013. Disponível em
<http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/13/pdf/es02.pdf>Acesso em 09/05/14.
STRECKER, Marión. Já ouviu falar na Geração Z? Observatório da Imprensa, E-Notícias. ISSN 1519-7670. Ed. 625, Ano 18, nº 797, em 18/01/2011. Disponível em<http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/ja_ouviu_falar_da_geracao_z> Acesso em 09/05/2014.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
DECLARATION