O potencial da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo

Autori

  • Adriane Ziegler Ramiro Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Liziany Muller Medeiros Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-7325-6611
  • Andréia Lucimar Silva de Lima Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Juliana Santos da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015560

Parole chiave:

Aprendizagem, Colaborativa, Biologia, Rede social Facebook, Ensino médio politécnico

Abstract

Este artigo tem como objetivo avaliar o potencial de uso da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º Ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, localizada no município de Santo Cristo, RS. Além disso, busca analisar a participação dos alunos em um grupo, 1º Ano Biologando, através do uso de diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação na construção de conhecimentos de forma colaborativa. O trabalho foi realizado no período de março a junho de 2014, utilizando a metodologia qualitativa, pesquisa-ação, através da observação da interação e participação dos alunos no grupo e questionário de avaliação. Constatou-se que a rede social Facebook apresenta grande potencial para mediação do processo de ensino e aprendizagem, tanto no apoio quanto na construção de novos conhecimentos em Biologia. A rede social atraiu os alunos favorecendo a participação e compartilhamento de informações, motivando e despertando-os para os estudos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Adriane Ziegler Ramiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2012)

Liziany Muller Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Associada I, responsável pelo Laboratório Mediações Sociais e Culturais - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - Centro de Ciências Rurais - Universidade Federal de Santa Maria

Juliana Santos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduanda de Educação Agrícola e Extensão Rural

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf>Acesso em 14/05/2014.

BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo et al. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, V. 18, nº 1, p. 135-149, jan./abr 2013. Disponível em <http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=459763> Acesso em 01/04/2014.

CASTRO, Janaína. Como Funciona o Facebook? Revista Nova Escola, abril de 2011. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/como-funciona-facebook-624752.shtml>Acesso em 11/06/2014.

FERREIRA, Jacques de Lima; CORRÊA, Bárbara Raquel do Prado Gimenez; TORRES, Patrícia Lupion. O Uso Pedagógico da Rede Social Facebook. In

TORRES, Patricia Lupion; WAGNER, Paulo Rech (Org). Redes Sociais e educação: desafios contemporâneos / Comunidade Virtual de Aprendizagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. CD-ROM.

FRANCO, Maria Amélia S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31, nº 3, p. 483-502, set/dez. 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2ª edição. São Paulo: Editora 34, 2000.

MATSUKI, Edgar. Pesquisa mostra como os adolescentes usam internet no Brasil. Portal EBC, 2012. Disponível em <http://www.ebc.com.br/tecnologia/2012/10/pesquisa-tic-kids-online-brasil>Acesso em11/06/2014.

MINHOTO, Paula Maria Lino Veigas. A utilização do Facebook como suporte à aprendizagem da biologia: estudo de caso numa turma do 12º ano. 2012,130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Educação. Bragança (Portugal), 2012.

MOZZAQUATRO, Patrícia Mariotto; MEDINA, Roseclea Duarte. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle sob diferentes visões: aspectos a considerar. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, Vol. 6, Nº 2, dezembro de 2008. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/14508> Acesso em 16/05/2014.

MORAN, José Manuel. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. Informática na Educação: Teoria e Prática. Porto Alegre, Vol. 3, nº 1, p. 137-144. Setembro de 2000. Disponível em <http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862>Acesso em 16/04/2014.

NASCIMENTO, Anna Cristhina de Azevedo. Princípios de design na elaboração de material multimídia para a web. Artigos Rived. Julho de 2005. Disponível em <http://rived.mec.gov.br/artigos/multimidia.pdf>Acesso em 13/05/2014.

PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vitor. Facebook: rede social educativa? In I ENCONTRO INTERNACIONAL TIC E EDUCAÇÃO, 2010. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. p. 593-598, ISBN: 978-989-96999-1-5

Disponível em <http://hdl.handle.net/10198/3584>Acesso em 19/03/2014.

PECHI, Daniele. Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem. Revista Nova Escola, outubro de 2011. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/redes-sociais-ajudam-interacao-professores-alunos-645267.shtml> Acesso em 13/06/2014.

SANTAELLA, Lúcia. Da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano. Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 22, dezembro 2003. Disponível em <http://www.vaipav.xpg.com.br/Material/HUMANIDADES/Texto%20Lucia%20Santaella.pdf >Acesso em 23/03/2014.

SANTOS, Jaqueline Araújo dos; LOPES, Marcelo Dias. A utilização das Redes Sociais pelos universitários da cidade de Itajubá-Mg. In: 5º ECOSUL – Encontro Científico Sul Mineiro de Administração, Contabilidade e Economia, 2013. Itajubá - MG. Anais. Itajubá: FAMESM, 2013. p. 1 – 10. Disponível em <http://www.facesm.br/userfiles/webfiles/Artigo%209.pdf> Acesso em 16/04/2014.

SERRANO, Daniel Portillo. Geração Y. Portal do Marketing, 2010. Disponível em <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos3/Geracao_Y.htm>Acesso em 11/06/2014.

SILVA, B.; CARNEIRO, M. A web 2.0 como ferramenta de aprendizagem no ensino de Ciências. Nuevas Ideas en Informática Educativa, Santiago, Chile, Volume 5, p.77-82, 2009. Disponível em <http://www.tise.cl/2009/tise_2009/pdf/10.pdf>Acesso em 06/05/2014.

SILVA, Maria Aparecida Ramos da; ROCHA, Maria das Vitórias Ferreira da. O ProInfo como Política Pública de Inclusão Digital: desafios e perspectivas. Revista Eletrônica Inter-Legere. n º 13, p. 64-74, julho a dezembro de 2013. Disponível em

<http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/13/pdf/es02.pdf>Acesso em 09/05/14.

STRECKER, Marión. Já ouviu falar na Geração Z? Observatório da Imprensa, E-Notícias. ISSN 1519-7670. Ed. 625, Ano 18, nº 797, em 18/01/2011. Disponível em<http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/ja_ouviu_falar_da_geracao_z> Acesso em 09/05/2014.

##submission.downloads##

Pubblicato

2015-10-08

Come citare

Ramiro, A. Z., Medeiros, L. M., Lima, A. L. S. de, & Silva, J. S. da . (2015). O potencial da rede social Facebook no apoio e mediação das aulas de Biologia do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 681–689. https://doi.org/10.5902/2236117015560

Fascicolo

Sezione

ENVIRONMENTAL EDUCATION

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i