IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E CONSUMO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E AMBIENTAIS

Autori

  • Luciana Richter Licenciada em Ciências Biológicas; Mestre em Educação/UFSM. Docente do Curso de Ciências Biológicas, Laboratório de Ensino, Centro de Educação Superior Norte do RS - CESNORS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus de Palmeira das Missões.
  • Vanessa Freitag Licenciada em Desenho e Plástica; Mestre em Educação/UFSM; Doutora em Ciências Sociais/CIESAS-Occidente. Professora da Universidad de Guanajuato, Campus León, México

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010739

Parole chiave:

Imagens Publicitárias, Cultura Consumista, Educação Ambiental, Educação com Imagens.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/2236117010739

O presente texto pretende discutir a estreita relação existente entre imagens de anúncios publicitários, a cultura consumista e o espaço educativo. Partimos de uma experiência com docentes da rede pública, onde se discutiu a relação entre imagens publicitárias e o consumo de produtos, e se refletiu sobre a importância de se abordar esta temática no contexto educativo, com foco na questão ambiental. Nesse sentido, as imagens publicitárias serviram de subsídios para pensar a prática pedagógica de docentes da rede pública de São Gabriel - RS. Os dados empíricos desse estudo foram produzidos através de parte de uma oficina realizada com 23 professores no mês de outubro de 2012.

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Pubblicato

2013-09-23

Come citare

Richter, L., & Freitag, V. (2013). IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E CONSUMO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E AMBIENTAIS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 14(14), 2809–2816. https://doi.org/10.5902/2236117010739