IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E CONSUMO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E AMBIENTAIS

Autor/innen

  • Luciana Richter Licenciada em Ciências Biológicas; Mestre em Educação/UFSM. Docente do Curso de Ciências Biológicas, Laboratório de Ensino, Centro de Educação Superior Norte do RS - CESNORS, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus de Palmeira das Missões.
  • Vanessa Freitag Licenciada em Desenho e Plástica; Mestre em Educação/UFSM; Doutora em Ciências Sociais/CIESAS-Occidente. Professora da Universidad de Guanajuato, Campus León, México

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117010739

Schlagworte:

Imagens Publicitárias, Cultura Consumista, Educação Ambiental, Educação com Imagens.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/2236117010739

O presente texto pretende discutir a estreita relação existente entre imagens de anúncios publicitários, a cultura consumista e o espaço educativo. Partimos de uma experiência com docentes da rede pública, onde se discutiu a relação entre imagens publicitárias e o consumo de produtos, e se refletiu sobre a importância de se abordar esta temática no contexto educativo, com foco na questão ambiental. Nesse sentido, as imagens publicitárias serviram de subsídios para pensar a prática pedagógica de docentes da rede pública de São Gabriel - RS. Os dados empíricos desse estudo foram produzidos através de parte de uma oficina realizada com 23 professores no mês de outubro de 2012.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

ALVES, M. A. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Unicamp, 154 pgs., 2001.

BERGER, J. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. – Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

CALADO, I. A Utilização Educativa das Imagens - Coleção Mundo de Saberes 8 .Portugal, Porto Editora, LDA, 1994.

GHILARDI, M. I. Mídia, Poder, Educação e Leitura. In: BARZOTTO, V. H. e GHILARDI, M. I (Orgs.). Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, p.103-112, 1999.

KELLNER, D. Lendo Imagens Criticamente: Em Direção a Uma Pedagogia Pós Moderna. In: SILVA, T.T. da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. 8. ed. Petrópolis, RJ :Vozes, 2009, p. 190-207, 2009.

LOPES, L. C. O Culto às Mídias: interpretação, cultura e contratos. São Carlos: EdUFSCar, 2004.

MUNIZ, E. Comunicação publicitária em tempos de globalização. Canoas: ULBRA, 2005.

RIAL, C.S. Por uma antropologia do visual contemporâneo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p. 119-128, jul./set., 1995.

ROCHA, C. F. O espaço escolar em revista. In: COSTA, M. V. (Org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, p. 117-142. 2004.

SILVERSTONE, R. Por que Estudar a Mídia? São Paulo: Loyola, 2005.

THOMPSON, J B. PA Mídia e a Modernidade: Uma teoria Social da Mídia – trad. BRANDÃO, W.

O.10. ed. Petrópolis, RJ :Vozes, 2008.

TRAJANO, I.S.N. A imagem e sua função semiótica em discursos multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1, pp.01-10. Uberlândia: EDUFU, 2012.

Veröffentlicht

2013-09-23

Zitationsvorschlag

Richter, L., & Freitag, V. (2013). IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E CONSUMO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E AMBIENTAIS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 14(14), 2809–2816. https://doi.org/10.5902/2236117010739