IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E CONSUMO: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS E AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117010739Schlagworte:
Imagens Publicitárias, Cultura Consumista, Educação Ambiental, Educação com Imagens.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/2236117010739
O presente texto pretende discutir a estreita relação existente entre imagens de anúncios publicitários, a cultura consumista e o espaço educativo. Partimos de uma experiência com docentes da rede pública, onde se discutiu a relação entre imagens publicitárias e o consumo de produtos, e se refletiu sobre a importância de se abordar esta temática no contexto educativo, com foco na questão ambiental. Nesse sentido, as imagens publicitárias serviram de subsídios para pensar a prática pedagógica de docentes da rede pública de São Gabriel - RS. Os dados empíricos desse estudo foram produzidos através de parte de uma oficina realizada com 23 professores no mês de outubro de 2012.
Downloads
Literaturhinweise
ALVES, M. A. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Unicamp, 154 pgs., 2001.
BERGER, J. Modos de ver; tradução de Lúcia Olinto. – Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CALADO, I. A Utilização Educativa das Imagens - Coleção Mundo de Saberes 8 .Portugal, Porto Editora, LDA, 1994.
GHILARDI, M. I. Mídia, Poder, Educação e Leitura. In: BARZOTTO, V. H. e GHILARDI, M. I (Orgs.). Mídia, Educação e Leitura. São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, p.103-112, 1999.
KELLNER, D. Lendo Imagens Criticamente: Em Direção a Uma Pedagogia Pós Moderna. In: SILVA, T.T. da. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. 8. ed. Petrópolis, RJ :Vozes, 2009, p. 190-207, 2009.
LOPES, L. C. O Culto às Mídias: interpretação, cultura e contratos. São Carlos: EdUFSCar, 2004.
MUNIZ, E. Comunicação publicitária em tempos de globalização. Canoas: ULBRA, 2005.
RIAL, C.S. Por uma antropologia do visual contemporâneo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 1, n. 2, p. 119-128, jul./set., 1995.
ROCHA, C. F. O espaço escolar em revista. In: COSTA, M. V. (Org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, p. 117-142. 2004.
SILVERSTONE, R. Por que Estudar a Mídia? São Paulo: Loyola, 2005.
THOMPSON, J B. PA Mídia e a Modernidade: Uma teoria Social da Mídia – trad. BRANDÃO, W.
O.10. ed. Petrópolis, RJ :Vozes, 2008.
TRAJANO, I.S.N. A imagem e sua função semiótica em discursos multimodais. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1, pp.01-10. Uberlândia: EDUFU, 2012.