Desenvolvendo e divulgando o conhecimento sobre plantas medicinais

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117019990

Mots-clés :

Medicina popular, Fitoterapia, Etnobotânica

Résumé

Este estudo teve o intuito de informar a população sobre plantas medicinais. Ao longo do trabalho ocorreram publicações em um jornal de notícia, distribuição de folheto informativo e divulgação de um vídeo com conteúdo elucidativo sobre a utilização de espécies medicinais. Foram aplicados questionários a 266 pessoas, que mencionaram 73 espécies medicinais, citando suas partes utilizadas e os referidos usos. Pode-se verificar com as perguntas realizadas aos acadêmicos entrevistados que a maioria deles utiliza as plantas medicinais somente em casos de doenças e seu conhecimento é oriundo dos familiares mais antigos.Este estudo teve o intuito de informar a população sobre plantas medicinais. Ao longo do trabalho ocorreram publicações em um jornal de notícia, distribuição de folheto informativo e divulgação de um vídeo com conteúdo elucidativo sobre a utilização de espécies medicinais. Foram aplicados questionários a 266 pessoas, que mencionaram 73 espécies medicinais, citando suas partes utilizadas e os referidos usos. Pode-se verificar com as perguntas realizadas aos acadêmicos entrevistados que a maioria deles utiliza as plantas medicinais somente em casos de doenças e seu conhecimento é oriundo dos familiares mais antigos.Este estudo teve o intuito de informar a população sobre plantas medicinais. Ao longo do trabalho ocorreram publicações em um jornal de notícia, distribuição de folheto informativo e divulgação de um vídeo com conteúdo elucidativo sobre a utilização de espécies medicinais. Foram aplicados questionários a 266 pessoas, que mencionaram 73 espécies medicinais, citando suas partes utilizadas e os referidos usos. Pode-se verificar com as perguntas realizadas aos acadêmicos entrevistados que a maioria deles utiliza as plantas medicinais somente em casos de doenças e seu conhecimento é oriundo dos familiares mais antigos. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Monik Compagnoni Martins, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Acadêmica de Ciências Biológicas - Licenciatura Plena, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Tânea Maria Bisognin Garlet, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Docente, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Références

BATTISTI, C. et al. Plantas medicinais utilizadas no município de Palmeira das Missões, RS, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v. 11, p. 338-348, 2013.

BUFFON, M. C. M. et al. Avaliação da eficácia dos extratos de Malva sylvestris, Calendula officinalis, Plantago major e Curcuma zedoarea no controle do crescimento das bactérias da placa dentária. Estudo “in vitro”. Revista Visão Acadêmica. v. 2, n.1, p. 31-38, Janeiro/Junho, 2001.

FOGLIO, M. A. et al. Plantas medicinais como fonte de recursos terapêuticos: um modelo multidisciplinar. Construindo a história dos produtos naturais, 2006.

FORTES, R. C. & NOVAES, M. R. C. G. Efeitos da suplementação dietética com cogumelos Agaricales e outros fungos medicinais na terapia contra o câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 52, n. 4, p. 363-71, 2006.

JUNIOR, V. F. V. et al. Plantas medicinais: cura segura. Química nova, v. 28, n. 3, p. 519-528, 2005.

LEÃO, R. B. A. et al. Levantamento de plantas de uso terapêutico no município de Santa Bárbara do Pará, Estado do Pará, Brasil. Revista Brasileira de Farmácia, v. 88, n. 1, p. 21-25, 2007.

LORENZI, H & MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.

MACIEL, M. A. M. et al. Plantas medicinais: a necessidade de estudos multidisciplinares. Química nova, v. 25, n. 3, p. 429-438, 2002.

NETO, G. G. O saber tradicional pantaneiro: as plantas medicinais e a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 17, julho a dezembro, 2006.

Téléchargements

Publié-e

2016-02-29

Comment citer

Martins, M. C., & Garlet, T. M. B. (2016). Desenvolvendo e divulgando o conhecimento sobre plantas medicinais. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 20(1), 438−448. https://doi.org/10.5902/2236117019990

Numéro

Rubrique

ENVIRONMENTAL THECNOLOGY