Desenvolvendo e divulgando o conhecimento sobre plantas medicinais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117019990Palabras clave:
Medicina popular, Fitoterapia, EtnobotânicaResumen
Este estudo teve o intuito de informar a população sobre plantas medicinais. Ao longo do trabalho ocorreram publicações em um jornal de notícia, distribuição de folheto informativo e divulgação de um vídeo com conteúdo elucidativo sobre a utilização de espécies medicinais. Foram aplicados questionários a 266 pessoas, que mencionaram 73 espécies medicinais, citando suas partes utilizadas e os referidos usos. Pode-se verificar com as perguntas realizadas aos acadêmicos entrevistados que a maioria deles utiliza as plantas medicinais somente em casos de doenças e seu conhecimento é oriundo dos familiares mais antigos.Este estudo teve o intuito de informar a população sobre plantas medicinais. Ao longo do trabalho ocorreram publicações em um jornal de notícia, distribuição de folheto informativo e divulgação de um vídeo com conteúdo elucidativo sobre a utilização de espécies medicinais. Foram aplicados questionários a 266 pessoas, que mencionaram 73 espécies medicinais, citando suas partes utilizadas e os referidos usos. Pode-se verificar com as perguntas realizadas aos acadêmicos entrevistados que a maioria deles utiliza as plantas medicinais somente em casos de doenças e seu conhecimento é oriundo dos familiares mais antigos.Este estudo teve o intuito de informar a população sobre plantas medicinais. Ao longo do trabalho ocorreram publicações em um jornal de notícia, distribuição de folheto informativo e divulgação de um vídeo com conteúdo elucidativo sobre a utilização de espécies medicinais. Foram aplicados questionários a 266 pessoas, que mencionaram 73 espécies medicinais, citando suas partes utilizadas e os referidos usos. Pode-se verificar com as perguntas realizadas aos acadêmicos entrevistados que a maioria deles utiliza as plantas medicinais somente em casos de doenças e seu conhecimento é oriundo dos familiares mais antigos.Descargas
Citas
BATTISTI, C. et al. Plantas medicinais utilizadas no município de Palmeira das Missões, RS, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v. 11, p. 338-348, 2013.
BUFFON, M. C. M. et al. Avaliação da eficácia dos extratos de Malva sylvestris, Calendula officinalis, Plantago major e Curcuma zedoarea no controle do crescimento das bactérias da placa dentária. Estudo “in vitro”. Revista Visão Acadêmica. v. 2, n.1, p. 31-38, Janeiro/Junho, 2001.
FOGLIO, M. A. et al. Plantas medicinais como fonte de recursos terapêuticos: um modelo multidisciplinar. Construindo a história dos produtos naturais, 2006.
FORTES, R. C. & NOVAES, M. R. C. G. Efeitos da suplementação dietética com cogumelos Agaricales e outros fungos medicinais na terapia contra o câncer. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 52, n. 4, p. 363-71, 2006.
JUNIOR, V. F. V. et al. Plantas medicinais: cura segura. Química nova, v. 28, n. 3, p. 519-528, 2005.
LEÃO, R. B. A. et al. Levantamento de plantas de uso terapêutico no município de Santa Bárbara do Pará, Estado do Pará, Brasil. Revista Brasileira de Farmácia, v. 88, n. 1, p. 21-25, 2007.
LORENZI, H & MATOS, F. J. A. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas cultivadas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002.
MACIEL, M. A. M. et al. Plantas medicinais: a necessidade de estudos multidisciplinares. Química nova, v. 25, n. 3, p. 429-438, 2002.
NETO, G. G. O saber tradicional pantaneiro: as plantas medicinais e a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. v. 17, julho a dezembro, 2006.