Contribuições do PIBID na formação inicial: intersecções com os pontos de vista de licenciandos de Biologia

Auteurs-es

  • Stéfani Dutra Mattana Universidade Federal de Santa Maria
  • Regiane Zanovello Universidade Federal de Santa Maria
  • Geovane Rafael Theisen Universidade Federal de Santa Maria
  • Terimar Ruoso Moresco Universidade Federal de Santa Maria
  • Tânea Maria Bisognin Garlet Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/2236117013837

Mots-clés :

Formação inicial, Docência, PIBID.

Résumé

O presente trabalho descreve a percepção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência frente à contribuição do projeto na formação inicial dos licenciandos em Ciências Biológicas. Para que essa perspectiva de formação se concretizasse, bolsistas do PIBID realizaram, no decorrer de dois anos, várias atividades de caráter experimental que fugisse do ensino baseado na reprodução de conceitos e buscassem, com isso, constituir um novo perfil de educador. É na consolidação desse novo perfil docente que bolsistas do PIBID demostraram suas opiniões em uma pergunta aberta sobre o impacto das atividades do programa em sua formação. As concepções dos acadêmicos nas respostas evidenciaram que o projeto possibilita reflexões de que o ensino necessita de maneiras inovadoras de transpor os conhecimentos e é nessa articulação que o PIBID atua, redirecionando o olhar docente a novas perspectivas e incentivando uma formação mais sólida e investigativa desses futuros educadores da área da biologia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Stéfani Dutra Mattana, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas UFSM - Palmeira das Missões.

Regiane Zanovello, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de Ciências Biológicas UFSM - Palmeira das Missões.

Geovane Rafael Theisen, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico do curso de Ciências Biológicas UFSM - Palmeira das Missões.

Terimar Ruoso Moresco, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Curso de Ciências Biológicas UFSM - Palmeira das Missões

Tânea Maria Bisognin Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Curso de Ciências Biológicas UFSM - Palmeira das Missões

Références

AGUIAR, A; CRUVINEL, F. O Estágio Curricular Supervisionado no Curso de Educação Musical – Habilitação em Ensino Musical Escolar: Desafios na Formação do Professor de Música. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA, 8., 2008, Goiânia. Anais. Goiânia: SEMPEM, 2008.

ALEXANDRE,L.M.M;AGUIAR,I.L.A;ARAUJO,L.F.. A importância do turismo pedagógico no processo ensino-aprendizagem nos cursos de turismo do IFS. V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristovão-Sergipe, 2011.

BARCELOS, N. N. S; JACOBUCCI, G. B; JACOBUCCI, D. F. C. Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências “vida em sociedade” se concretiza. Revista Ciência e Educação, v.16, n.1, p.215-233,2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BAZIN, M. (1987). Three years of living science in Rio de Janeiro: learning from experience. Scientific Literacy Papers, 67-74. Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.

BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de Ciências. Cad. Brás. Ens. Fís., v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: 2006.

CORDEIRO, V.J. Prática pedagógica no processo Ensino-aprendizagem: um estudo de caso na escola profissionalizante Senac/Concórdia, SC. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 36, n.3, 2010.

CORRÊA, K. R.C & BATISTA, L.A. PIBID em prática: relato de experiências sob o olhar das supervisoras na escola. Anais V Simpósio sobre formação de professores. Campus universitário de Tubarão, 2013.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia no ensino de ciências. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994.

DOS ANJOS, L.C.S. & COSTA, I.G. A contribuição do PIBID à formação docente. II Seminário de Socialização do PIBID - UNIFAL-MG, 2012.

FARIAS L. N. Feira de ciências como oportunidade de (re) construção do conhecimento pela pesquisa. Dissertação (mestrado em educação em ciências e matemática) – Núcleo pedagógico de apoio ao desenvolvimento científico, Universidade federal do Pará, Belém, 2006.

FIGUEIREDO, A.R. P. et al. Experiências de Pibidianos: reflexões sobre o ser e o constituir-se como docente. XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e práticas de Ensino-UNICAMP. Campinas. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JUNIOR, A.N.S & BARBOSA,J.R.A. Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o Caminho para a Construção do Conhecimento Científico e Biotecnológico. Revista Democratizar, 2009.

LIMA, J.M; SILVA, C.V.A. P; PAIVA, C.M. Autonomia em educação a distância: relatos a partir da prática de tutoria na disciplina fundamentos psicológicos da educação em dois cursos de licenciatura da UFPB virtual. Disponível em:<http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/352010000839.pdf.>Acesso em: 25 out.2013.

MARTINS, R. E. M. W. Contribuições Para Iniciação A Docência: A Experiência do PIBID – Geografia Da FAED/UDESC. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 54-63, 2012.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2000.

PEREIRA, A. B.; OAIGEN, E.R.; HENNIG. G. Feiras de Ciências. Canoas: Ulbra, 2000.

PIMENTA, SELMA GARRIDO. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? São Paulo: Cortez, 1997.

PREDON, F; DEL PINO, J. C. Uma Análise Evolutiva de Modelos Didáticos Associados às Concepções Didáticas de Futuros Professores de Química Envolvidos em um Processo de Intervenção Formativa. Investigações em Ensino de Ciências – V14(2), pp. 237-254, 2009.

SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d‟Água, 2002.

SILVA, L. G. F.; LOPES, R. L. S. U.; DA SILVA, M. F.; JÚNIOR,W. T. Formação de professores de Física: experiência do Pibid-Física da Universidade Federal de Rondônia. Revista Brasileira de Pós Graduação, Brasília, v. 9, n. 16, p. 213 - 227 2012.

STANZANI, ENIO DE LORENA. O papel do PIBID na formação inicial de Professores de Química na Universidade Estadual de Londrina. Dissertação apresentada ao Programa de Pós- -graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina, 2012.

TANAKA, A. L.D; RAMOS, R. A;ANIC.C.C. Contribuições do PIBID para o ensino de ciências: Ação-Reflexão-Ação em uma escola pública de Manaus/ AM. Revista Práxis, nº 9,2013.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida e DINIZ, Renato Eugênio da Silva. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, v.2 n. 1, 2009.

WAISELFISZ, J. J. Lápis, borracha e teclado: tecnologia da educação na educação, Brasil e América Latina. Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (RITLA), BRASIL - Ministério da Educação (MEC); 2007.

ZEULLI, Elizandra; BORGES, Maria Célia; ALVES, Valéria Almeida; OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo. O PIBID e a formação inicial dos professores da UFTM: diferentes experiências entre seus atores. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012.

Téléchargements

Publié-e

2014-09-01

Comment citer

Mattana, S. D., Zanovello, R., Theisen, G. R., Moresco, T. R., & Garlet, T. M. B. (2014). Contribuições do PIBID na formação inicial: intersecções com os pontos de vista de licenciandos de Biologia. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(3), 1059–1071. https://doi.org/10.5902/2236117013837

Numéro

Rubrique

ARTICLES