A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores/as

  • Arismar Maneia Faculdade de Aracruz - FAACZ-ES
  • Vera Cuzzuol Faculdade de Aracruz - FAACZ-ES
  • Aloisio Krohling Faculdade de Aracruz - FAACZ-ES

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708786

Palabras clave:

Educação Ambiental, Instituições de Ensino Superior, Práticas Ambientais.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611708786

Este artigo trata da Educação Ambiental como parte das ações de responsabilidade socioambiental das Instituições de Ensino Superior – IES partindo da análise de alguns significados da problemática ambiental. Estas instituições precisam conhecer os vários processos educacionais e organizativos e os sujeitos envolvidos para definir as linhas diretrizes norteadoras das práticas socioambientais, com um método educativo que crie as condições para que os indivíduos tenham uma aprendizagem real para a realização de práticas ambientais conscientes e comprometidas. As IES devem cumprir sua responsabilidade ambiental e social, pois têm o compromisso de formar profissionais preparados para o novo mercado de trabalho com visão focada nas questões ambientais, conscientes de seu papel social. A EA representa uma forte aliada das instituições que atuam com a educação, com o objetivo de equilibrar o homem e seu meio, sendo instrumento para transformação.

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Biografía del autor/a

Arismar Maneia, Faculdade de Aracruz - FAACZ-ES

¹Professor da FAACZ, Mestre em Tecnologia Ambiental pela Faculdade de Aracruz, ES. Mestre em Ciências da Educação, Pós graduado em Filosofia, pela  UCB, Graduado em Ciências pela UNIVÁS, Graduado em Ciências sociais Universidade de Santos, Doutorando em Educação-IPCP. (arismarmaneia12@hotmail.com)

 

 

 

Vera Cuzzuol, Faculdade de Aracruz - FAACZ-ES

Diretora Geral, Mestra em Tecnologia Ambiental pela Faculdade de Aracruz, ES, Pós graduada em Gestão de Pessoas, Graduada em Pedagogia (Administração Escolar). (vcuzzuol@gmail.com)

Aloisio Krohling, Faculdade de Aracruz - FAACZ-ES

3Pós-Doutor em Filosofia Política, doutorado em Filosofia pelo Instituto Santo Anselmo em Roma. Mestre em Sociologia Política (Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Professor e pesquisador do Programa de Mestrado da FDV e do Programa de Mestrado em Ciências Sociais do Centro Universitário Vila Velha (UVV-ES), E-mail: (krohling@gmail.com)

 

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Publicado

2013-08-30

Cómo citar

Maneia, A., Cuzzuol, V., & Krohling, A. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 13(13), 2716–2726. https://doi.org/10.5902/223611708786

Número

Sección

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