RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611706663Palabras clave:
Gerenciamento de Resíduos, Serviço de Saúde, Acadêmico.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223611706663
Os problemas ambientais causados pelo homem provêm da utilização de forma inadequado do meio ambiente. O objetivo principal deste trabalho é relatar a experiência dos autores numa unidade de saúde sobre o programa de gerenciamento de resíduos sólidos nos serviços de saúde. Esse trabalho foi desenvolvido durante um projeto de extensão no período do segundo semestre de 2010. Foram realizadas visitas técnicas ao posto de saúde, observações e seminário sobre gerenciamento de resíduos e uso de equipamentos de proteção individual. Foram detectadas algumas das medidas preventivas para minimizar o risco de contaminação no local, como: não acumular sacos em local impróprio; providenciar a compra de sacos próprios com simbologia de risco infectante; utilização correta dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC); a elaboração de um seminário para expor de forma objetiva e transparente as informações; incentivar programas de prevenção dentro da unidade de saúde a respeito de cuidados com a higiene; rota segura para o transporte dos resíduos com entrada acessível a unidade. Desta forma a mudança de comportamento com responsabilidade e conscientização ambiental pelos profissionais da área de saúde pode ser transformado em alternativas seguras para o gerenciamento de resíduos.
Descargas
Citas
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004. Resíduos Sólidos: Classificação. Rio de Janeiro, 2004, 2ª ed.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7500; Símbolos de Riscos e Manuseio para o Transporte e Armazenamento de Materiais: Simbologia. Rio de Janeiro (RJ), 1974.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA- Gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde. Tecnologia em serviço de saúde. Editora ANVISA, 1ª edição, Brasília, 2006.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. RDC n° 306. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Gerenciamento de Resíduos de
Serviços de Saúde. Ministério da Saúde. Diário Oficial da União, 10 de dezembro de 2004.
BERNARDES JÚNIOR, C. et al. Avaliação do Impacto Ambiental Provocado por Locais de Disposição de Resíduos Sólidos. São Paulo: CETESB, 2003.
BIDONE, F. R. A.; POVINELLI, J. Conceitos Básicos de Resíduos Sólidos. São Carlos: EESS/USP, 1999. 120p.
COELHO, N. M. G. P. Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde: manejo dos resíduos potencialmente infectantes e perfurocortantes em unidade de internação da criança, adulto e pronto-socorro de hospitais públicos no Distrito Federal. 2007 Dissertação (Mestrado em
Ciências da Saúde) Universidade de Brasília, Brasília, 154f. 2007.
CONAMA - CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. Resolução nº 283 de 12 de dezembro de 2001. Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. DOU:01/10/2001.
CUSSIOL, N. A. M. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Fundação Estadual do Meio Ambiente. Belo Horizonte: FEAM, 2008. 88 p.
CUSSIOL, N. A. M. Sistema de gerenciamento interno de resíduos sólidos de serviços de saúde: estudo para o Centro Geral de Pediatria de Belo Horizonte. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) Universidade Federal de Minas Gerais.
135 f.
ESTEVES, R. V. R. Análise do sistema de gerenciamento dos resíduos de saúde pérfuro-cortantes nos municípios da bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2010. 122 f.
FORMAGGIA, D. M. E. Resíduos de Serviços da Saúde. In: Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços da Saúde. CETESB, São Paulo (SP), 1995.
HIRATA, M. H.; MANCINI FILHO, J. Manual de Biossegurança. São Paulo: Editora Manole, 2002.
KUCGANT, P. et al. Administração em enfermagem. São Paulo: EDU, 2001.
LEITÃO, A. J. C. Estruturação do plano de gerenciamento de resíduos do serviço de saúde para a farmácia universitária da Universidade Federal Fluminense. 2006 Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 127 f.
NAIME, R.; SARTOR, I.; GARCIA, A. C. Uma abordagem sobre a gestão de resíduos de serviços de saúde. Revista Espaço para a Saúde. v. 5, n. 2, p. 17-27, 2004.
NAZAR, M.W.; PORDEUS, I. A.; WERNECK, M. A. F. Gerenciamento de resíduos sólidos de odontologia em postos de saúde da rede municipal de Belo Horizonte, Brasil. Revista Panam Salud Publica. n. 17, v. 4, p. 237–242, 2005.
NUNES T. S. P. et al. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: uma revisão de literatura. Revista de pesquisa: cuidado é fundamental (Ed. Supl.) p. 57-60, 2012.
MANUAL SOBRE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DA SAÚDE. Brasília: ANVISA, 2006.
Disponível em:<http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/manual_gerenciamento_residuos. pdf>. Acesso em: 12 junho. 2012.
MOURA, E. R. F. & SOUZA, R. A. Educação em saúde reprodutiva: proposta ou realidade do Programa de Saúde da Família.Caderno de Saúde Pública. v. 18, n. 6, 2002 p. 1809-1811.
RISSO, W. M. Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde: a caracterização como instrumento básico para abordagem do problema.1993. Dissertação (Mestrado)São Paulo: Universidade de
São Paulo, Faculdade de Saúde Pública.1993. 162f.
RODRIGUES, C. R. B. Aspectos legais e ambientais do descarte de resíduos de medicamentos. Dissertação (Mestre em Engenharia de Produção), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ponta Grossa, 2009, 110 f.
SHNEIDER, E.S.; et al. Manual de gerenciamento de resíduos sólidos de serviço de saúde. São Paulo: Editora CLR Balieiro, 2001.