CENÁRIO DAS UNIDADES CONSUMIDORAS E DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NAS REGIÕES BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 2003 À 2013

Rosane Maria Kirchner, Marco Antônio Ribeiro Edler, Renan Somavilla Uliana, Andriele Dal Forno, Tarcisio Dorn de Oliveira, Joana Kirchner Benetti Boaro

Abstract


O setor elétrico tem função estratégica como prestador de um serviço essencial à população e propulsor do desenvolvimento econômico do país. A fiscalização e regulamentação do setor elétrico brasileiro são conduzidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta pesquisa caracteriza-se como quantitativa descritiva com informações provenientes da base de dados da ANEEL. Para tanto, tem por objetivo analisar o comportamento de séries históricas do consumo de energia elétrica e o do número de unidades consumidoras nas regiões brasileiras no período de 2003 a 2013. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, a regressão linear, correlação e números índices. Com este estudo, foi possível perceber que o consumo de energia foi crescente ao transcorrer dos anos estudados, com exceção de 2005 e 2006 para o Brasil e para a região Sudeste. Já no número de unidades consumidoras este crescimento foi constante. Também, verificou-se uma forte correlação entre a demanda de energia e o número de unidades consumidoras. Quando selecionados os quatro últimos anos (2010 a 2013), observou-se o consumo e as unidades consumidoras segundo as regiões brasileiras considerando os setores de consumo, que são: Comercial, Serviços e Outras; Consumo Próprio; Iluminação Pública; Industrial; Poder público; Residencial; Rural; Rural Aquicultor; Rural Irrigação; Serviço Público (água, esgoto e saneamento) e Serviço Público (tração elétrica). Nestes ocorreu, na maior parte deles, um crescimento em relação ao ano anterior.  Portanto, com o aumento da demanda de energia e do número das unidades consumidoras, o País tem um grande desafio, tanto para a obtenção da energia quanto o desenvolvimento da mesma de forma sustentável.


Keywords


Energia Elétrica; Consumo; Unidades Consumidoras

References


ALVES, A. P., SILVA, T.G., MACEDO M.A. da S. MARQUES, J.A.V.da C. A Relevância dos gastos com P&D para o mercado brasileiro de capitais: um estudo com distribuidoras de energia elétrica no período de 2002 a 2009. Revista de Administração e Inovação, v. 8, n. 2, p.216-239, São Paulo: abr./jun. 2011.

ANEEL – Agência Nacional de energia Elétrica (Brasil). Manual de Elaboração do Relatório Anual de Responsabilidade Sócio-Ambiental das Empresas de Energia Elétrica. Brasília, 2006.

BRASIL. Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Atlas de Energia elétrica do Brasil. Brasília, 2008.

BRASIL. Empresa de Pesquisa Energética (epe). Ministério de Minas e Energia. Anuário estatístico de energia elétrica, Rio de Janeiro, 2013a.

BRASIL, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Projeção da demanda de energia elétrica para os próximos 10 anos (2014-2023). Série Estudos da Demanda, Rio de Janeiro, Dez/2013b.

CASTRO, Morgana Franciéle Marques de; PEREIRA, Mariana Mioranza Koppe; PEREIRA, Cleide Calgaro; KOPPE, Agostinho Oli. Energia, Sustentabilidade E Consumismo Frente à Sociedade Moderna p. 2212 a 2214. Disponível em : http://www.pucrs.br/edipucrs/XISalaoIC/Ciencias_Sociais_Aplicadas/Direito/83920-MORGANAFRANCIELEMARQUESDECASTRO.pdf. Acesso em: 02/10/20014.

CRESPO, Antônio Arnot. Estatistica fácil. 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

COSTA, Marcelo; TIRYAK, Gisele Ferreira. Investimento Privado No Setor De Energia Do Brasil: Evolução E Determinantes. Revista Eletrônica de Energia. v. 1, n.1, p. 34-57. [S. l.] jul./dez. 2011

GOLDEMBERG J, MOREIRA JR. Política energética no Brasil. Estud Avanç.; v.19 n.55 p.215-28, 2005.

LUZ, Cristina Pimenta de Mello Spineti; GOMES, Leonardo Lima ; BRANDÃO, Luiz Eduardo Teixeira. Análise da Dinâmica do Mercado a Termo de Energia Elétrica no Brasil. Revista Brasileira de Gestão de Negócios; v.14, n.44. p.314-334. J Rio de Janeiro: Jul-Set/2012.

MACHADO JÚNIOR, Celso; SOUZA, Maria Tereza Saraiva de; FURLANETO, Cristiane Jaciara. Panorama do consumo de energia elétrica e de fontes alternativas. J Health Sci. Inst.; v.28 n.3. p.215-23, 2010.

MONTEIRO, Maurílio de Abreu; RAVENA, Nirvia; CONDE, Cláudio Luciano da Rocha. Judicialização da Regulação e Perda da Qualidade do Fornecimento de Energia Elétrica em Áreas Periféricas. Rev. Adm. Pública [online]. vol.47, n.2, p. 403-419. Rio de Janeiro: 2013.

PRADO, Otávio. Agências reguladoras e transparência: a disponibilização de informações pela Aneel. Rev. Adm. Pública [online]. v.40, n.4, p. 631-646. Rio de Janeiro: 2006.

RODRIGUES, Sergio Augusto; BATISTELA, Gislaine Cristina. Uma revisão sobre Disponibilidade Hídrica Brasileira para Geração de Energia Elétrica. Revista Científica Eletrônica Geoambiente On-line. p. 48-67. n. 21[s.l.] Dez/2013.

SILVA JUNIOR, Roberto Gregorio da; CASTOR, Belmiro Valverde Jobim; SILVA, Wesley Vieira da; ROCHA, Daniela Torres da. Pesquisa e Desenvolvimento e a Qualidade no Fornecimento de Energia Elétrica. Revista Estudos do CEPE, Santa Cruz do Sul, n.32, p.94-118, jul./dez. 2010.

SOUZA, Andréia Alves, VENÂNCIO, Juliette Brito; RESENDE, Keile Vieira; Controle Patrimonial Nas Empresas Do Setor Elétrico Brasileiro: A Nova Configuração. Revista de Auditoria Governança e Contabilidade, v.1, n.1, p.22-39 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236117017125



DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: