TRILHA ECOLÓGICA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Mirele Milani da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Tatiane Almeida Netto Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Letícia Fátima de Azevedo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Laura Patrícia Scarton Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Clayton Hillig Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611704156

Palabras clave:

Educação Ambiental, Trilha Ecológica, Turismo Rural.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/223611704156

O turismo rural vem crescendo na sociedade contemporânea onde atrai um público que busca contato direto com a natureza simplicidade do campo, ar puro, belezas naturais, atividades motoras como trilhas ecológicas, esportes radicais e outras formas de promover o lazer e o entretenimento. Além do cunho econômico o turismo rural também compreende outros fatores de cunho social, cultural e ambiental. Este artigo tem como objetivo discutir as práticas ambientais realizadas em trilhas ecológicas, com a adequação ao turismo rural. Neste estudo serão observadas as práticas realizadas na Trilha do Pororó localizada no interior do Município de Pinhal Grande/RS. A adequação turística da trilha do Pororó enquanto forma de aplicação de práticas de educação ambiental desperta a valorização e a preservação ambiental. Os procedimentos metodológicos foram a pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritiva com entrevista direcionada aos proprietários da trilha, revisão bibliográfica, observação direta, pesquisa de campo e levantamento fotográfico. Como resultado identificou-se que através do turismo rural a trilha é um produto turístico ofertado as escolas da região e grupos de visitantes, onde um dos proprietários conduz a trilha e desperta nos visitantes a conscientização ambiental através de práticas de educação ambiental. A utilização da trilha para a finalidade turística gera a preservação e conservação ambiental da mesma. Como conclusão observou-se que o turismo rural vem contribuindo com a sustentabilidade ambiental, pois a trilha do Pororó encontra-se preservada ambientalmente, sendo valorizada pelos proprietários, moradores locais e os visitantes.

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Biografía del autor/a

Mirele Milani da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Turismóloga e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais do Departamento de Educação Agricola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Tatiane Almeida Netto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Engenheira Florestal e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais do Departamento de Educação Agricola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Letícia Fátima de Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Zootecnista e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais do Departamento de Educação Agricola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Laura Patrícia Scarton, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Bióloga e Mestranda do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais do Departamento de Educação Agricola e Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Clayton Hillig, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Sociologia pela UFRGS. Professor do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2012-01-23

Cómo citar

Silva, M. M. da, Netto, T. A., Azevedo, L. F. de, Scarton, L. P., & Hillig, C. (2012). TRILHA ECOLÓGICA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 5(5), 705–719. https://doi.org/10.5902/223611704156

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