Caracterização fisiográfica do município de Garanhuns-PE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015549

Palabras clave:

Garanhuns, Caracterização, Fisiografia.

Resumen

O presente trabalho, busca realizar uma caracterização fisiográfica do município de Garanhuns, Pernambuco, há uma distância de 228 Km da capital, Recife. Para a elaboração da pesquisa foi utilizado técnicas de geoprocessamento, para consolidar os resultados obtidos. Para a realização doestudo foi usado dados de Modelos Digitais de Elevação, o SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e imagens de satélite do LandSat 8. Foi utilizado o Software ArcGis 10. 2. 2, para os processamentos digitais das imagens. Para a concretização dos resultados, foi empregado também dados de ida ao campo de estudo, para comprovação de dados obtidos com as imagens de satélite e para a coleta de informações. Contudo foi elaborado figuras da localização, altimetria, perfil topográfico, sombreamento do relevo, direcionamento dos declives e compartimentação do relevo, do município de Garanhuns, para representação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel Othon de Souza Costa, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (PPGG). Graduado no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco (UPE) e graduando em Gestão Ambiental pela Unifavip - WYDEN. Atuando em pesquisas com auxílio do Geoprocessamento. Integrante dos grupos de pesquisas cadastradas no CNPq: Análise Geoambiental e Ordenamento Territorial com apoio de Geotecnologias - UFPB; Educação, Meio Ambiente e Saúde - UPE. 

Rodolfo Alexandre da Silva Gomes de Deus, Universidade de Pernambuco, Recife, PE

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Ciências Ambientais e Análise Ambiental. Especialista no Ensino de Geografia. Aperfeiçoado em Orientação Educacional, Gestão Ambiental e Ensino de Filosofia e Sociologia. Graduado e Laureado no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco. Graduando em Inteligência Artificial pela Uninassau Digital. Educador certificado pela Microsoft - Design de aprendizado do século 21. Pesquisador do LaGMA - Laboratório de Geoprocessamento e Modelagem Ambiental da UPE - Campus Garanhuns, com experiência em pesquisas nas áreas de Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas, Análise Ambiental, Modelagem Ambiental e Veículos Aéreos Não Tripulados. 

Citas

BARBOSA, M, E, F; FURRIER, M. Caracterização Geomorfológica da Bacia Hidrográfica do Rio da Salsa, Paraíba-Brasil. In: Revista Mercator. v. 11, n. 26, p. 149-156, 2012.

CARVALHO, T, M; BAYER, M. Utilização dos Produtos da “Shuttle Radar Topography Mission” (SRTM) no mapeamento geomorfológico do Estado de Goiás. In: Revista Brasileira de Geomorfologia. v. 9, n. 1, p. 35-41, 2008.

FERNANDES, P, J, F; VALERIANO, M, M. Relações entre Dados SRTM e Classes Geomorfológicas dos Dados RADAMBRASIL. In: Revista Brasileira de Geomorfologia. v. 14, n. 4, p. 357-369, 2013.

FLORENZANO, T, G. Geomorfologia, Conceitos e técnicas atuais. São Paulo, Oficina de Textos, 2008.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo, Oficina de Textos, 2008.

MEDEIROS, A, M, L. Artigos sobre Conceitos em Geoprocessamentos. 2012, Disponível em , acesso dia 12 de agosto de 2014.

MEDEIROS, C. N. Geoprocessamento na Gestão Municipal: Mapeamento do Meio Físico e Socioeconômico do Município de Parnamirim - RN. 2004. 140 p. Dissertação PPGeO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVEIRA, J, H, M; CHAVES, J, M. Mapeamento e Caracterização Geomorfológica: Ecorregião e Raso da Catarina e Entorno NE da Bahia. In:Revista Mercator, v. 9, n 20, p. 217-238, 2010.

ROSS, J, S. Geomorfologia: Ambiente e Planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.

VALERIANO, M, M. Visualização de imagens topográficas. Anais do XIII SBSR – SimpósioBrasileiro de Sensoriamento Remoto, Florianópolis-SC, Brasil 21-26 abril de 2007, INPE - Instituto dePesquisas Espaciais, p. 1377-1384.

Publicado

2015-04-01

Cómo citar

Costa, S. O. de S., Ramos, R. P. da S., Deus, R. A. da S. G. de, Silva, S. de A., & Gomes, D. D. M. (2015). Caracterização fisiográfica do município de Garanhuns-PE. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 913–922. https://doi.org/10.5902/2236117015549

Número

Sección

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>