O cenário educacional: o professor e a tecnologia da informação e comunicação diante das mudanças atuais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117012647Palabras clave:
TIC, Ensino Fundamental, Educadores, AprendizagemResumen
O objetivo deste trabalho é avaliar a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de apoio pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otaviano Paixão Coelho, de Lagoão-RS. A metodologia foi da pesquisa exploratória qualitativa, sendo os dados avaliados a partir da aplicação de questionários tipo survey, para os professores da escola. Ressalta-se que antes da aplicação do questionário foi assistido o vídeo “Educação em Rede” (http://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo). Os resultados obtidos apontam para o desafio de educar para a inovação e a mudança, planejando e implantando propostas dinâmicas no ensino tanto no que tange a capacitação adequada dos professores quanto ao planejamento e a metodologia que promovam a motivação dos estudantes e dinamização do processo ensino-aprendizagem vinculados às concepções sócio-históricas da educação, nos aspectos cognitivo, ético, político, cientifico, cultural, lúdico e estético. Evidencia-se a necessidade da mudança no papel do professor, qualificando-o para buscar maneiras de agir pedagogicamente com as TIC, para que professores e alunos conheçam, interpretem, utilizem, reflitam criticamente a tecnologia para não serem dominados, promovendo o desenvolvimento integral do homem, a inovação, a renovação da educação, tornando crítico e reflexivo o ensino, permitindo assim, a melhoria qualitativa do processo educativo.
Descargas
Citas
ALMEIDA, M.E.B; PRADO, M.E.B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. 2009. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html Acesso: out/2012.
ALMEIDA, M.E.B. Novas Tecnologias e Formação de Professores Reflexivos. Revista Nova Escola. Planejamento e avaliação. 2003. Disponível em: http:// revista escola.abril.com.br./(planejamento-e-avaliação/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia sala de aula-568012.Shtm./ acesso em out/2012.
DAMASCENO, M. A. MERCADO, L. P.L. ABREU, G. N. Formando professor pesquisador do Ensino Médio. Maceió: edufal.2007.
ENRICONE, D.A A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ENRICONE, D. (orgs). A docência na educação superior- sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.
HAMZE, A. Linguagem Audiovisual e a Educação. 2010. http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/linguagem.htm. Acesso em nov/2012
KENSKI, V. M. Tecnologia e as Alterações no Espaço e Tempo de Ensinar e Aprender. São Paulo: Papirus, 2003.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. n.8, p. 57-71, 2010. Disponível em:
<http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_07_VA
NI_MOREIRA_KENSKI.
PDF. Acesso em: out/2012
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: 34 1993.
LÉVY, Pierry. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed.34, 1999.
MARTINSI. M.C. (2008). Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html Acesso:nov/2012.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologia: Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial- virtual. Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância. 16º- ed. Campinas: Papirus, 2009, p. 11-65.
MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Luís Paulo Leopoldo Mercado. Maceió: Edufal. 2002.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.
PORTO, A. Um olhar comprometido com o ensino. Belo Horizonte: FAPI, 2009.
ROSINI, A. M. (2007). As novas tecnologias da informação e a educação à distância. São Paulo:Cengage Learning.
SAMPAIO, M.N; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
TARJA, S.F. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. São Paulo. Erica, 2000.
Educação em Rede (http://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo)