O cenário educacional: o professor e a tecnologia da informação e comunicação diante das mudanças atuais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117012647

Palabras clave:

TIC, Ensino Fundamental, Educadores, Aprendizagem

Resumen

O objetivo deste trabalho é avaliar a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de apoio pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otaviano Paixão Coelho, de Lagoão-RS. A metodologia foi da pesquisa exploratória qualitativa, sendo os dados avaliados a partir da aplicação de questionários tipo survey, para os professores da escola. Ressalta-se que antes da aplicação do questionário foi assistido o vídeo “Educação em Rede” (http://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo). Os resultados obtidos apontam para o desafio de educar para a inovação e a mudança, planejando e implantando propostas dinâmicas no ensino tanto no que tange a capacitação adequada dos professores quanto ao planejamento e a metodologia que promovam a motivação dos estudantes e dinamização do processo ensino-aprendizagem vinculados às concepções sócio-históricas da educação, nos aspectos cognitivo, ético, político, cientifico, cultural, lúdico e estético. Evidencia-se a necessidade da mudança no papel do professor, qualificando-o para buscar maneiras de agir pedagogicamente com as TIC, para que professores e alunos conheçam, interpretem, utilizem, reflitam criticamente a tecnologia para não serem dominados, promovendo o desenvolvimento integral do homem, a inovação, a renovação da educação, tornando crítico e reflexivo o ensino, permitindo assim, a melhoria qualitativa do processo educativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liziany Medeiros Muller, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS


Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Maria

Aline Pereira de Arruda Rech, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS


Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria

Citas

ALMEIDA, M.E.B; PRADO, M.E.B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. 2009. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html Acesso: out/2012.

ALMEIDA, M.E.B. Novas Tecnologias e Formação de Professores Reflexivos. Revista Nova Escola. Planejamento e avaliação. 2003. Disponível em: http:// revista escola.abril.com.br./(planejamento-e-avaliação/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia sala de aula-568012.Shtm./ acesso em out/2012.

DAMASCENO, M. A. MERCADO, L. P.L. ABREU, G. N. Formando professor pesquisador do Ensino Médio. Maceió: edufal.2007.

ENRICONE, D.A A dimensão pedagógica da prática docente futura. In: ENRICONE, D. (orgs). A docência na educação superior- sete olhares. Porto Alegre: Evangraf, 2006.

HAMZE, A. Linguagem Audiovisual e a Educação. 2010. http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/linguagem.htm. Acesso em nov/2012

KENSKI, V. M. Tecnologia e as Alterações no Espaço e Tempo de Ensinar e Aprender. São Paulo: Papirus, 2003.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação. n.8, p. 57-71, 2010. Disponível em:

<http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE08/RBDE08_07_VA

NI_MOREIRA_KENSKI.

PDF. Acesso em: out/2012

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: 34 1993.

LÉVY, Pierry. Cibercultura. Rio de Janeiro: Ed.34, 1999.

MARTINSI. M.C. (2008). Situando o uso da mídia em contextos educacionais. Disponível em: http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html Acesso:nov/2012.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e aprender com tecnologia: Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial- virtual. Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância. 16º- ed. Campinas: Papirus, 2009, p. 11-65.

MERCADO, L. P. L. Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Luís Paulo Leopoldo Mercado. Maceió: Edufal. 2002.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.

PORTO, A. Um olhar comprometido com o ensino. Belo Horizonte: FAPI, 2009.

ROSINI, A. M. (2007). As novas tecnologias da informação e a educação à distância. São Paulo:Cengage Learning.

SAMPAIO, M.N; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

TARJA, S.F. Informática na Educação: Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. São Paulo. Erica, 2000.

Educação em Rede (http://www.youtube.com/watch?v=AJlP6aeR6Lo)

Publicado

2014-04-15

Cómo citar

Mainardi, A., Muller, L. M., & Rech, A. P. de A. (2014). O cenário educacional: o professor e a tecnologia da informação e comunicação diante das mudanças atuais. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 18(1), 531–544. https://doi.org/10.5902/2236117012647

Número

Sección

ARTICLES