PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORNAMENTAIS NO MUNICIPIO DE SANTA MARIA/RS

Authors

  • Nara Zamberlan dos Santos UNIPAMPA
  • Rosane Maria Kirchner CESNORS/UFSM
  • Ana Paula Fleig Saidelles UNIPAMPA
  • Andressa Lhamby

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611707972

Keywords:

Floricultura, Cliente, Consumo.

Abstract

http://dx.doi.org/10.5902/223611707972

Em razão da posição do Rio Grande do Sul dentre os estados produtores de espécies ornamentais, foi realizado o presente trabalho para verificar a relação entre os consumidores e oferta das floriculturas. Para tanto foram entrevistados, no momento da compra, por meio de um questionário, os clientes que procuraram as floriculturas de Santa Maria/RS nos meses de março a maio de 2008. Dentre estes: 35% possuem idade entre 41 e 50 anos, sendo que o menor percentual, 7,2% entre os jovens de 20 a 30 anos; mais da metade dos compradores (58,7%) são do gênero feminino; a renda dos consumidores situa-se na faixa de cinco ou mais salários mínimos e 71,4% dos sujeitos adquirem, esporadicamente, os produtos ofertados. Quando realizado o cruzamento entre a variável “gênero” com as variáveis “origem da indicação para a compra” e o “conhecimento da nomenclatura da espécie vegetal” observou-se uma relação significativa (teste q-quadrado, com p<0,05). Nas variáveis “dia da semana preferencial para a compra”, “motivo da mesma”, “importância da compra”, “preço” e “conhecimento das técnicas de cultivo” quando relacionados com o “gênero” não apresentaram relação significativa. A “aquisição dos produtos de floricultura em datas especiais” mostrou uma relação significativa (p<0,05) com o “gênero" do consumidor (teste exato de Fisher p<0,05), entretanto quando relacionado com “renda” e a “idade” dos consumidores não existe relação. A caracterização do perfil do consumidor e da demanda de produtos proporciona às floriculturas um planejamento e um direcionamento na oferta.

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References

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Published

2013-08-30

How to Cite

Santos, N. Z. dos, Kirchner, R. M., Saidelles, A. P. F., & Lhamby, A. (2013). PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORNAMENTAIS NO MUNICIPIO DE SANTA MARIA/RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 13(13), 2644–2651. https://doi.org/10.5902/223611707972

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