A PERSPECTIVA DA RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611705640Schlagworte:
Responsabilidade Socioambiental, Instituição de Ensino Superior, Educação Ambiental.Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/223611705640
A crise ambiental gerada pelo desenvolvimento acelerado das indústrias e do desgovernado crescimento populacional no planeta tem se agravado e adquirido grandes dimensões, dentre as quais a poluição. Assim, o objetivo do presente trabalho é mostrar que a Educação Ambiental, entendida como tarefa essencial à vida humana, deve ser praticada nas escolas e nas organizações para a mudança do quadro atual. Além disso, evidenciar que a socialização das ações, tanto internas quanto externas, voltadas ao cumprimento da responsabilidade socioambiental tem, ainda, como característica principal a participação de todos os sujeitos envolvidos nos processos organizacionais das Instituições de Ensino Superior – IES, o que requer a elaboração de estratégias de gestão ambiental que priorizem a execução das ações ambientais no contexto de programas de Educação Ambiental. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório do tipo qualitativo e descritivo, visando proporcionar o contato direto do pesquisador com a obra que trata do tema em estudo. O estudo concluiu que responsabilidade social faz parte de uma nova concepção de sociedade da qual as IES não poderiam ficar alheias e que a busca por soluções aos problemas socioambientais não é um compromisso que a IES deve ou não deve cumprir, mas que se trata de uma obrigação sua, a qual, se não cumprida, a torna uma organização socialmente irresponsável.
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