Percepção de alunos de escolas públicas sobre reciclagem: ferramentas de iniciação a educação ambiental

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015826

Schlagworte:

Reciclagem de Papel, Educação ambiental, Material educativo Escola pública.

Abstract

Este estudo pretende disseminar a educação ambiental nos alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, buscando conscientizá-los sobre os aspectos ambientais em torno da coleta seletiva e do reaproveitamento desses materiais. Foi elaborado um material educativo como uma ferramenta de iniciação à educação ambiental constituído de uma cartilha sobre reciclagem de papel baseado nas informações dadas pelos próprios alunos e ainda, uma oficina de reciclagem onde os alunos podem vivenciar a experiência prática de reciclar materiais. No final desse estudo foi realizado um levantamento com o objetivo de analisar o grau de aceitação do treinamento e a possível replicação dos conhecimentos adquiridos. Os dados analisados evidenciaram que 100% dos alunos, gostaram de ter participado da oficina de reciclagem de papel e os mesmos acreditam ser possível reproduzi-la nas suas residências, utilizando o material de apoio fornecido. Desta forma, concluiu-se que o material proposto serviu para estimular os alunos das escolas públicas do Rio de Janeiro à prática da educação ambiental, formando multiplicadores para a consolidação do processo de sustentabilidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Robson da Silva Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Mestrando em Desenvolvimento Local, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ

Bibliotecário-chefe da Biblioteca do Instituto de Física/UFRJ

Rodrigo Otavio Lopes de Souza, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

Pós-Doutor em Engenharia pelo Institut de Recherches sur la catalyse et l'environnement de Lyon

Professor do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Rio de Janeiro, RJ

Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos, Centro Universitário Augusto Motta, Rio de Janeiro, RJ

Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Literaturhinweise

ADAMS, B. G. Reciclando Conceitos. Educação ambiental em ação, v.7, 2003. Disponível em: < http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=192&class=03>. Acesso em: 11 ago. 2014.

BARBOSA, MÁRCIA SILVANA SILVEIRA.O papel da escola: obstáculos e desafios para uma educação transformadora. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

BERNA, VILMAR. Como fazer Educação Ambiental. São Paulo: Paulus, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino fundamental. Brasília: SEF/MEC, 1999.

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil/1988.

DEMO, PEDRO. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, PAULO. Formação de professores. São Paulo. UNESP, 1998.

IBÁ - INDÚSTRIA BRASILEIRA DE ÁRVORES. O setor em números. Julho/2014. Disponível em: http://www.bracelpa.org.br/shared/2014.07.25.booklet-pt.pdf. Acesso em 11 Ago 2014.

LOURES, RODRIGO C. DA ROCHA. Sustentabilidade XXI: educar e inovar sob uma nova consciência. São Paulo: Editora Gente, 2009. 233 p.

MEDINA, NANÁ MININi. Os desafios da formação para a educação ambiental. São Paulo: Signus, 2002.

NASCIMENTO, ALINE GADELHA. A reciclagem de papel como ferramenta de educação ambiental na escola estadual nestor lima natal/rn. In.: Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade / Giovanni Seabra, Ivo Mendonça (organizadores). – João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011.

NEVES, J. N. Pesquisa qualitativa: Características, usos e possibilidades. In: Caderno de Administração. Maringá, v.1, n.3, 1996. p. 1-5.

SATO, MICHELE. Formação em Educação Ambiental: da escola à comunidade. Brasília: MEC, 2000.

SKINNER, B. F. Questões recentes da análise do comportamental.Campinas: Papirus, 1991.

SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Jogos didático-pedagógicos ecológicos: uma proposta para o ensino de ciências, ecologia e educação ambiental. In: Anais do V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. [s.l.], 2005. p. 1-12.

SOUZA, L. H. P. de; GOUVÊA, G. Oficinas pedagógicas de ciências: os movimentos pedagógicos predominantes na formação continuada de professores.Ciência e educação, v. 12, n. 3, p. 303-313, 2006.

SOUZA, ISABEL MARIA AMORIM DE. O uso da tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno na escola. Revista Fórum Identidades. Itabaiana: GEPIADDE,v.9, n. 8, jul/dez. 2010.

TRAVASSOS, EDSON GOMES. A prática da educação ambiental nas escolas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

VALLA, W., STOTZ E. N. Participação popular, educação e saúde: teoria e prática. Rio de Janeiro: Relumé-Dumará, 1993.

Veröffentlicht

2015-04-01

Zitationsvorschlag

Teixeira, R. da S., Souza, R. O. L. de, & Vasconcellos, C. A. B. de. (2015). Percepção de alunos de escolas públicas sobre reciclagem: ferramentas de iniciação a educação ambiental. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(2), 1174–1182. https://doi.org/10.5902/2236117015826

Ausgabe

Rubrik

ENVIRONMENTAL EDUCATION

Ähnliche Artikel

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.