A linguagem audiovisual para criação da identidade dos assentamentos rurais do município de Pedras Altas - RS

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015556

Schlagworte:

Audiovisual, TIC, Identidade, Assentamentos

Abstract

Com a disseminação de novos recursos comunicacionais e a ideia de cultura participativa, o objetivo do trabalho é apresentar de que forma a produção audiovisual independente e colaborativa tem a capacidade de construir e afirmar a identidade de um grupo, através do discurso por imagens e sons. A experiência documentada ocorre nos assentamentos rurais da Reforma Agrária no município de Pedras Altas. O movimento procura delinear sua identidade social, cultural e principalmente econômica, buscando na produção de um audiovisual, a construção de significados a serem compartilhados com a sociedade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

BELTRAN SALOMÓN, L. R. Adeus a Aristóteles: comunicação horizontal. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Instituto Metodista de Ensino Superior. 1981.

BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

CASTELLS, M. Poder da identidade. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. 2005. Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/Sociedade_em_Rede_CC.pdf

Acesso: 08 de julho de 2014.

CINELLI, N.P.F., “A influência do vídeo no processo de aprendizagem”. Florianópolis: UFSC, 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

CRISPIM, J.J. Artigos - Conceitos Fundamentais: TIC VS NTIC. 2013. Disponível em: http://www.jose-crispim.pt/artigos/conceitos/conc_art/01_tic_ntic.html. Acesso: 07 de julho de 2014.

JENKINS, H. Cultura da Convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005.

PRENSKY, Marc. Digital game-based learning: practical ideas for the application of digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007.

SANTOS, A. D. (Org.). Metodologias participativas: Caminhos para o fortalecimento de espaços públicos sociambientais. São Paulo: Peirópolis, 2005.

THIOLLENT, M.; SILVA, G. O. Metodologia de pesquisa-ação na área de gestão de problemas ambientais. RECIIS, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 93-100, 2007.

Veröffentlicht

2015-07-27

Zitationsvorschlag

Bedin, D. T., Rehn, R. L., Hoppe, B. C. i A., Medeiros, L. M., Chies, J. J., Silva, N. G. da, & Pinheiro, R. O. (2015). A linguagem audiovisual para criação da identidade dos assentamentos rurais do município de Pedras Altas - RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(1), 172–178. https://doi.org/10.5902/2236117015556

Ausgabe

Rubrik

ENVIRONMENTAL EDUCATION

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in