A linguagem audiovisual para criação da identidade dos assentamentos rurais do município de Pedras Altas - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117015556Schlagworte:
Audiovisual, TIC, Identidade, AssentamentosAbstract
Com a disseminação de novos recursos comunicacionais e a ideia de cultura participativa, o objetivo do trabalho é apresentar de que forma a produção audiovisual independente e colaborativa tem a capacidade de construir e afirmar a identidade de um grupo, através do discurso por imagens e sons. A experiência documentada ocorre nos assentamentos rurais da Reforma Agrária no município de Pedras Altas. O movimento procura delinear sua identidade social, cultural e principalmente econômica, buscando na produção de um audiovisual, a construção de significados a serem compartilhados com a sociedade.
Downloads
Literaturhinweise
BELTRAN SALOMÓN, L. R. Adeus a Aristóteles: comunicação horizontal. Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: Instituto Metodista de Ensino Superior. 1981.
BORDENAVE, J. E. D. O que é comunicação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
CASTELLS, M. Poder da identidade. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org.). A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. 2005. Disponível em: http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/Sociedade_em_Rede_CC.pdf
Acesso: 08 de julho de 2014.
CINELLI, N.P.F., “A influência do vídeo no processo de aprendizagem”. Florianópolis: UFSC, 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
CRISPIM, J.J. Artigos - Conceitos Fundamentais: TIC VS NTIC. 2013. Disponível em: http://www.jose-crispim.pt/artigos/conceitos/conc_art/01_tic_ntic.html. Acesso: 07 de julho de 2014.
JENKINS, H. Cultura da Convergência: a colisão entre os velhos e novos meios de comunicação. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.
MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995.
NICHOLS, B. Introdução ao documentário. 5. ed. Campinas: Papirus, 2005.
PRENSKY, Marc. Digital game-based learning: practical ideas for the application of digital game-based learning. St. Paul, MN: Paragon House, 2007.
SANTOS, A. D. (Org.). Metodologias participativas: Caminhos para o fortalecimento de espaços públicos sociambientais. São Paulo: Peirópolis, 2005.
THIOLLENT, M.; SILVA, G. O. Metodologia de pesquisa-ação na área de gestão de problemas ambientais. RECIIS, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 93-100, 2007.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International. DECLARATION