GESTÃO DE RESÍDUOS DE UMA INDÚSTRIA DE PRODUÇÃO DE FIOS DE LINHA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA

Michele Salles da Silva, Débora Aparecida da Silva Santos, Fernanda Pereira Silva, Valéria Cristina Menezes Berrêdo

Abstract


A produção de fios de algodão e mistos (algodão + poliéster) que abastece a indústria têxtil gera grande quantidade e variedade de resíduos, que quando mal gerenciados poderão se transformar em um relevante problema ambiental. Foi escolhida uma ferramenta de gestão ambiental, a “Produção Mais Limpa” (PML) para avaliar o processo de gerenciamento dos resíduos produzidos por uma indústria local. Esta pesquisa objetivou analisar a gestão dos resíduos gerados por uma indústria com atividade de produção de fios de linha, através da ferramenta PML. A pesquisa é do tipo estudo caso desenvolvido em uma indústria de médio porte com atividade de produção de linha, localizada em um município no interior do estado de Mato Grosso-MT, no mês de novembro do ano de 2014. Foram descritas as etapas da produção da indústria, bem como a produção de resíduo em cada etapa, a partir de uma visita técnica das pesquisadoras, acompanhadas de um dos gestores da indústria referida. Como resultado foi observada a não utilização da ferramenta de gestão PML pela indústria visitada, ficando sugerido o seu emprego a fim de minimizar a geração de resíduos, por meio do comprometimento dos gestores e treinamento correto dos funcionários, através da conscientização ambiental.


Keywords


Produção mais limpa; Gestão ambiental; Indústria têxtil; Resíduos.

References


AQUINO, D. F. de. Prospecção para SAFRA 2012/13. Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). BSB. 21/08/2012.

ATHAYDE JÚNIOR, G.B.; BESERRA, L.B.S.; FAGUNDES, G.S. Sobre a geração de resíduos sólidos domiciliares em bairros de classe média e alta de João Pessoa. REA – Revista de estudos ambientais, v.9, n.2, p.73-88, 2007.

CATAPAN, D. C.; CATAPAN, A.; CATAPAN, E. A.; Produção Mais Limpa: A Terceira Geração da Gestão Ambiental. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Maturidade e desafios da Engenharia de

Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. São Carlos, SP, Brasil, 2010.

CENTRO NACIONAL DE TECNOLOGIAS LIMPAS – CNTL. O que é Produção mais Limpa (PmaisL)? Disponível em: . Acesso em 10 dez. 2013.

FARIA, F. P.; PACHECO, E. B. A. V. Experiências com Produção Mais Limpa no setor têxtil. REDIGE, v.2, n.1, 2011.

FERNANDES, J. V. G.; GONÇALVES, E.; ANDRADE, J.C.S.; KIPERSTOK, A. Introduzindo práticas de produção mais limpa em sistemas de gestão ambiental certificáveis: uma proposta prática. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 06, n. 03, p.157-164, 2001.

FOELKEL, C. Índice de Produção Mais Limpa Para a Indústria de Transformação do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, p.14-20, 2008.

HENRIQUES, L.P.; QUELHAS, O.L.G. Produção Mais Limpa: Um exemplo para sustentabilidade nas organizações. 2007.

HINZ, R.T.P.; VALENTINA, L.V.D.; FRANCO, A.C. Sustentabilidade ambiental das organizações através da produção mais limpa ou pela Avaliação do ciclo de vida. Estudos Tecnológicos, v.2, n.2, p.91-98, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Levantamento Sistemático da produção Agrícola: pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras agrícolas no ano civil. Rio de Janeiro v.26 n.1 p.1-83 janeiro. 2013.

MOURA, T.N.; JERÔNIMO, C.E.M.; SANTIAGO JÚNIOR, A.F.; CORTEZ, S.M. Intervenção da produção mais limpa nas indústrias têxteis do município de Jardim de Piranhas. 23º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Anais, Campo Grande-MS, Anais Eletrônico. Rio de Janeiro: ABES, 2005.

PAGANNI, N.C.; EURICH, V.R.P.; FRANCO, J.M. Gerenciamento de resíduos sólidos de indústria de fios em cooperativa agroindustrial. II Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental. Maringá - PR. 2011.

PIMENTA, H.C.D.; GOUVINHAS, R.P. A produção mais limpa como ferramenta da sustentabilidade empresarial: um estudo do Rio Grande do Norte. Produção, v. 22, n. 3, p. 462-476, maio/ago. 2012.

PIMENTA, H.C.D.; GOUVINHAS, R.P. Implementação da produção mais limpa na indústria de panificação de Natal-RN. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Anais, ABEPRO, Foz do Iguaçu – PR: 2007.

QUEIROZ, L.M.; RIBEIRO, K.C.S.; ROGERS, P.; DAMI, A.B.T. Diagnóstico Organizacional: Um Estudo Empírico em Micro e Pequenas Empresas de Uberlândia – MG, Uberlândia, p. 8-9, ago. 2004.

SEIDEL, J.M. Um Problema Urbano - Gerenciamento de Resíduos Sólidos e as Mudanças Ambientais Globais V Encontro Nacional da Anppas. 4 a 7 de outubro de 2010. Florianópolis - SC – Brasil.

SILVA, G.C.S.; MEDEIROS, D.D. Metodologia de Checkland aplicada à implementação da produção mais limpa em serviços. Revista Gestão & Produção, v.13, n.3, p.411-422, 2006.

SILVA, T. L.; CAMPOS, R. V. M. Alternativas de Aplicação das Práticas de Produção Mais Limpa (P+L) em Fiações Têxteis. IV Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial. Campo Mourão – PR. 2010.

SILVA FILHO, J. C. G.; CALABRIA, F. A.; SILVA, G. C. S.; MEDEIROS, D. D. Aplicação da Produção mais Limpa em uma empresa como ferramenta de melhoria contínua. Produção, v.17, n.1, p.109-128, 2007.

SOARES, D.C.; SANTANA, I.A.; MAURICIO, P.P.A.P.; SANTOS, R.C.P.; PIMENTA, H.C.D. Produção mais limpa aplicada a uma microempresa do setor de estamparia têxtil. II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica. João Pessoa – PB, 2007.

SOUZA, R. S. Evolução e condicionantes da gestão ambiental nas empresas. Revista Eletrônica de Administração, v.30, p. 8-6, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236117018553



DEAR AUTHORS,

PLEASE, CHECK CAREFULLY BEFORE YOUR SUBMISSION:

- IF ALL AUTHORS "METADATA" (ORCID, LINK TO LATTES, SHORT BIOGRAPHY, AFFILIATION) WERE ADDED,

- THE CORRECT IDIOM YOUR SECTION,

- IF THE HIGHLIGHTS WERE ADDED,

- IF THE GRAPHIC ABSTRACTS WAS ADDED,

- IF THE REVIEWERS INDICATION WAS DONE,

- IF THE REFERENCES FORMAT ARE CORRECT(ABNT)

- IF THE RESOLUTION YOUR FIGURES (600 DPI) ARE SUITABLE

*******************************

PREZADOS AUTORES,

POR FAVOR, VERIFIQUE ATENTAMENTE ANTES DA SUBMISSÃO: 
- SE OS METADADOS (ORCID, LINK PRO LATTES, CURTA BIOGRAFIA E AFILIAÇÃO) DE "TODOS" OS AUTORES FORAM ADICIONADOS, 
- IDIOMA, 
- SE OS HIGHLIHTS FORAM ADICIONADOS, 
- SE O GRAPHICAL ABSTRACT FOI ADICIONADO, 
- SE A INDICAÇÃO DOS REVISORES FOI FEITA, 
- SE O FORMATO DAS REFERÊNCIAS ESTÁ ADEQUADO (ABNT) 
- SE A RESOLUÇÃO SUAS FIGURAS (600 DPI) ESTÁ ADEQUADA.

 

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 

**************************************************

WE ARE ON FACEBOOK! (You are our guest!)

 

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/22361170

Contact: reget.ufsm@gmail.com

...................................................................................


Accesses since 19/06/2012

...................................................................................

Sponsors: