Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão numa Ifes
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133888358Palavras-chave:
contabilidade, gestão patrimonial, patrimônio públicoResumo
A gestão eficiente do patrimônio público é um desafio para as instituições de ensino, impactando a qualidade dos serviços e dos recursos financeiros. Este estudo compara o sistema patrimonial de uma Ifes Com o Sistema Siads do governo federal. A análise das funcionalidades de ambos os sistemas revela lacunas e oportunidades de melhoria no gerenciamento patrimonial. Um plano de ação educacional foi elaborado para a transição ao Siads, contemplando estratégias de migração de dados, capacitação de usuários, inventários de ativos e designação de responsabilidades. A implantação do Siads melhora o controle dos ativos, promovendo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Downloads
Referências
BERNARDES, José Francisco. Administração patrimonial nas instituições públicas federais no contexto da gestão do conhecimento. Florianópolis: UFSC, 2009. 267f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina.
BRASIL. Decreto n. 9.373, de 11 de maio de 2018: institui o sistema de execução orçamentária e financeira do governo federal. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 6, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9373.htm. Acesso em: 30 ago. 2023.
CAMPOS, Letícia M F. Administração pública estratégica: planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba, Contentus, 2020.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2019.
CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados. São Paulo: Atlas, 2020.
LIMA, Regina C. de; SILVA, Adriano W. D. A Gestão Patrimonial em instituições federais de ensino. Revista Mundi Sociais e Humanidades, Curitiba, v. 6, n. 1, 2021, p. 110-1 a 110-30.
MORAES, Renato A. de. A gestão patrimonial na administração pública. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Pauo, v. 7, n. 4, 2021, p. 604-622.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2014.
FERNANDES, Elizabeth Carvalho. Controle patrimonial: análise da gestão dos bens móveis de caráter permanente no IF Sertão PE. Salvador: UFBA, 2018.143f. Dissertação (Mestrado em Administração) − Universidade Federal da Bahia.
FIJOR, Thiago Frederic Albert. O controle patrimonial como ferramenta de governança pública: o caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba: UTFPR. 2014. 119f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) − Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
GONÇALVES, Anderson Luiz Parron. Gestão patrimonial: o processo de desfazimento de bens permanentes na Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados: UFGD, 2021. 122f. Dissertação (Administração Pública em Rede Nacional) − Universidade Federal da Grande Dourados.
KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2016.
LAUDON, Kenneth C; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2004.
LIMA JÚNIOR, José A. M. Gestão de ativos fixos no setor de ensino. Salvador: Centro Universitário Senai Cimatec, 2017.
MEIRELLES, Hely L; FILHO, José E. B. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2016.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros, 2014.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2018.
PEDROSO, Marcelo Caldeira; ZWICKER, Ronaldo; SOUZA, César Alexandre de. Adoção de RFID no Brasil: um estudo exploratório. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 12-36, 2009.
POSSARLE, Roberto. Ferramentas da qualidade. São Paulo: Senai, 2018.
SANTOS, Antonio Miguel Barros Tenorio Varjao dos. Guilty as a Subjective Element of Administrative Improbity. Revista de Direito da Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2021, p. 60-100.
SANTOS, Fabio Dias dos. Gestão ambiental e patrimonial na Universidade Federal de Juiz de Fora: um estudo de caso da coordenação de sustentabilidade. Juiz de Fora: UFJF, 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) − Universidade Federal de Juiz de Fora.
SOUZA, Thiago Ramos de. Os desafios da gestão patrimonial na administração pública federal. São Paulo: Dialética, 2022.
TAPIA, Jaiser; ROSSATO, Marivane Vestena; PICCININ, Yvelise. Desenvolvimento de um modelo gerencial para destinação sustentável de bens patrimoniais inservíveis em Ifes. VI CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 2015. Anais ... Rio de Janeiro: Adcont, 2015.
TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2005.
TORRES JUNIOR, Fabiano; SILVA, Lino Martins da. A importância do controle contábil e extracontábil dos bens permanentes adquiridos pela administração pública federal. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da Uerj, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2003.
VIECELLI, Mateus Eduardo. A importância do controle patrimonial para as entidades públicas: um estudo de caso no centro de educação superior do norte do Rio Grande do Sul (Cesnors). Revista de Administração, Frederico Westphalen, v. 11, n. 20, 2013, p. 9-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.