Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão numa Ifes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133888358

Palavras-chave:

contabilidade, gestão patrimonial, patrimônio público

Resumo

A gestão eficiente do patrimônio público é um desafio para as instituições de ensino, impactando a qualidade dos serviços e dos recursos financeiros. Este estudo compara o sistema patrimonial de uma Ifes Com o Sistema Siads do governo federal. A análise das funcionalidades de ambos os sistemas revela lacunas e oportunidades de melhoria no gerenciamento patrimonial. Um plano de ação educacional foi elaborado para a transição ao Siads, contemplando estratégias de migração de dados, capacitação de usuários, inventários de ativos e designação de responsabilidades. A implantação do Siads melhora o controle dos ativos, promovendo maior transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ney Carlos Zanette, UTFPR

Ney Carlos zanette é Servidor Publico Federal na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Medianeira, Cargo de Contador.

Orcid: https://orcid.org/0009-0007-8889-6639

Endereço: Av Brasil 4232, 85884-000 - Medianeira - PR

Sergio Adelar Brun, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, Paraná, Brasil

ff

Carlos Laércio Wrasse, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.

Referências

BERNARDES, José Francisco. Administração patrimonial nas instituições públicas federais no contexto da gestão do conhecimento. Florianópolis: UFSC, 2009. 267f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção). Universidade Federal de Santa Catarina.

BRASIL. Decreto n. 9.373, de 11 de maio de 2018: institui o sistema de execução orçamentária e financeira do governo federal. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 6, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9373.htm. Acesso em: 30 ago. 2023.

CAMPOS, Letícia M F. Administração pública estratégica: planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba, Contentus, 2020.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2019.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento estratégico: da intenção aos resultados. São Paulo: Atlas, 2020.

LIMA, Regina C. de; SILVA, Adriano W. D. A Gestão Patrimonial em instituições federais de ensino. Revista Mundi Sociais e Humanidades, Curitiba, v. 6, n. 1, 2021, p. 110-1 a 110-30.

MORAES, Renato A. de. A gestão patrimonial na administração pública. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Pauo, v. 7, n. 4, 2021, p. 604-622.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2014.

FERNANDES, Elizabeth Carvalho. Controle patrimonial: análise da gestão dos bens móveis de caráter permanente no IF Sertão PE. Salvador: UFBA, 2018.143f. Dissertação (Mestrado em Administração) − Universidade Federal da Bahia.

FIJOR, Thiago Frederic Albert. O controle patrimonial como ferramenta de governança pública: o caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba: UTFPR. 2014. 119f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) − Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GONÇALVES, Anderson Luiz Parron. Gestão patrimonial: o processo de desfazimento de bens permanentes na Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados: UFGD, 2021. 122f. Dissertação (Administração Pública em Rede Nacional) − Universidade Federal da Grande Dourados.

KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2016.

LAUDON, Kenneth C; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Pearson Prentine Hall, 2004.

LIMA JÚNIOR, José A. M. Gestão de ativos fixos no setor de ensino. Salvador: Centro Universitário Senai Cimatec, 2017.

MEIRELLES, Hely L; FILHO, José E. B. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 2016.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros, 2014.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. São Paulo: Atlas, 2018.

PEDROSO, Marcelo Caldeira; ZWICKER, Ronaldo; SOUZA, César Alexandre de. Adoção de RFID no Brasil: um estudo exploratório. RAM. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 12-36, 2009.

POSSARLE, Roberto. Ferramentas da qualidade. São Paulo: Senai, 2018.

SANTOS, Antonio Miguel Barros Tenorio Varjao dos. Guilty as a Subjective Element of Administrative Improbity. Revista de Direito da Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2021, p. 60-100.

SANTOS, Fabio Dias dos. Gestão ambiental e patrimonial na Universidade Federal de Juiz de Fora: um estudo de caso da coordenação de sustentabilidade. Juiz de Fora: UFJF, 2019. 112f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) − Universidade Federal de Juiz de Fora.

SOUZA, Thiago Ramos de. Os desafios da gestão patrimonial na administração pública federal. São Paulo: Dialética, 2022.

TAPIA, Jaiser; ROSSATO, Marivane Vestena; PICCININ, Yvelise. Desenvolvimento de um modelo gerencial para destinação sustentável de bens patrimoniais inservíveis em Ifes. VI CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 2015. Anais ... Rio de Janeiro: Adcont, 2015.

TAVARES, Mauro Calixta. Gestão estratégica. São Paulo: Atlas, 2005.

TORRES JUNIOR, Fabiano; SILVA, Lino Martins da. A importância do controle contábil e extracontábil dos bens permanentes adquiridos pela administração pública federal. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da Uerj, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, 2003.

VIECELLI, Mateus Eduardo. A importância do controle patrimonial para as entidades públicas: um estudo de caso no centro de educação superior do norte do Rio Grande do Sul (Cesnors). Revista de Administração, Frederico Westphalen, v. 11, n. 20, 2013, p. 9-28.

Downloads

Publicado

17-09-2024

Como Citar

Zanette, N. C., Brun, S. A., & Wrasse, C. L. (2024). Plano de ação educacional para implantação de sistema de gestão numa Ifes. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e88358. https://doi.org/10.5902/2318133888358