Se não tem nota, ninguém faz: o Novo Ensino Médio pelos estudantes no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887734

Palavras-chave:

ensino médio, estudantes, trabalho e educação, juventude

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar a repercussão da implantação do Novo Ensino Médio – NEM – na rede pública do Estado do Rio de Janeiro, entre estudantes do segundo ano do ensino médio em 2023. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas, em que foram aplicados questionários e grupos focais. As principais conclusões é que o NEM tem sido objeto de muita contestação pela diminuição de espaço das disciplinas consolidadas em detrimento de componentes curriculares inovadores que pouco sentido tem acrescentado aos jovens.

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Biografia do Autor

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ.

 

Isabela Felippe, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ. 

Amanda Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

Luana Brito de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

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Publicado

08-07-2024

Como Citar

Gawryszewski, B., Felippe, I., Gonçalves, A. R., & Carvalho, L. B. de. (2024). Se não tem nota, ninguém faz: o Novo Ensino Médio pelos estudantes no Rio de Janeiro. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87734. https://doi.org/10.5902/2318133887734