If there’s no grade, nobody does it: the Novo Ensino Médio by students in Rio de Janeiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887734

Keywords:

high school, students, work and education, youth

Abstract

The present text aims to analyze the repercussion of the implementation of the Novo Ensino Médio – NEM – in the public education system in the State of Rio de Janeiro among second-year high school students in 2023. Therefore, a field research was carried out in five public schools, in which questionnaires and focus groups were applied. The main conclusion is that the NEM has been the subject of much controversy due to the reduction of space for established subjects at the expense of “innovative”; curricular components that have added little meaning to young people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pelo PPGE/UFRJ.

 

Isabela Felippe, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ. 

Amanda Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

Luana Brito de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq.

References

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 3, de 21 de novembro de 2018: atualiza as diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 nov. 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.

CORSEUIL, Carlos Henrique Leite; POLOPONSKY, Katcha; FRANCA, Maira Penna. Diagnóstico da inserção dos jovens brasileiros no mercado de trabalho em um contexto de crise e maior flexibilização. Brasília: Ipea, 2020.

FORACCHI, Marialice M. A juventude na sociedade moderna. São Paulo: USP, 2018.

GAWRYSZEWSKI, Bruno; PEREIRA, Natália. A reconstituição do processo histórico do Novo Ensino Médio no Estado do Rio de Janeiro. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 30, 2023, p. 1-23.

GOMES, Alberto. Apontamentos sobre a pesquisa em educação: usos e possibilidades do grupo focal. Eccos, São Paulo, v. 7, n. 2, 2005, p. 275-290.

GUIMARÃES, Vinicius Oliveira Seabra; GROPPO, Luís Antonio. Quando a juventude não é apenas uma palavra: uma releitura sociológica acerca da categoria juventude. Cadernos de Pós-Graduação, São Paulo, v. 21, n. 2, 2022, p. 5-18.

GROPPO, Luís Antonio. Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016, realizada por Ronaldo Araújo e Mônica Ribeiro da Silva. Trabalho Necessário, Niterói, v. 19, n. 39, 2021, p. 287-305.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua – segundo trimestre de 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/2421/pnact_2019_2tri.pdf, acesso em 23 ago. 2019.

KREUTZER, Rafael Márcio; D’AGOSTINI, Adriana. A condição de vida e as expectativas de jovens do campo e da cidade frente ao trabalho, à educação e ao futuro. Trabalho Necessário, Niterói, v. 16, n. 30, 2018, p. 207-232.

MARCASSA, Luciana; CONDE, Soraya. Juventude, trabalho e escola em territórios de precariedade social. REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 38, 2017. Anais ... Rio de Janeiro: Anped, 2017.

MATHIAS, Maíra. Dois meses de ocupação. Revista Poli, 20 maio 2016. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/printpdf/6138. Acesso em 6 jan. 2024.

MOTTA, Vânia; ANDRADE, Maria Carolina. Empresariamento da educação de novo tipo: mercantilização, mercadorização e subsunção da educação ao empresariado. Revista Desenvolvimento e Civilização, Rio de Janeiro, n. 1, 2020, p. 64-86.

PALHARES, Isabela. Alunos ficam sem aula de biologia, história e química no 3º ano do novo ensino médio em SP. Folha de São Paulo, 16 abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/04/alunos-ficam-sem-aula-de-biologia-historia-e-quimica-no-3o-ano-do-novo-ensino-medio-em-sp.shtml. Acesso em: 12 dez. 2023.

PILAR, Ana Flávia. Desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é mais de duas vezes superior à média nacional. O Globo, Economia, 22 nov. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2023/11/22/desemprego-entre-jovens-de-18-a-24-anos-e-mais-de-duas-vezes-superior-a-media-nacional.ghtml. Acesso em 7 jan. 2024.

RIO DE JANEIRO. Questionário de escuta dos profissionais de educação. Rio de Janeiro: Seeduc, 2021a.

RIO DE JANEIRO. Questionário de escuta dos estudantes. Rio de Janeiro, 2021b.

RIO DE JANEIRO. Resolução Seeduc n. 6035 de 28 de janeiro de 2022. Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 4 fev. 2022a, ano XLVIII, n. 023, Parte I, p. 17-42. Disponível em: https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/pdfs/resolucao-6035.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.

RIO DE JANEIRO. Catálogo itinerários formativos do novo ensino médio. Rio de Janeiro: Seeduc/RJ, 2022b. Disponível em: https://novoensinomedio.educacao.rj.gov.br/pdfs/catalogo-if.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.

SIMÕES, Carlos. Juventude e educação técnica: a experiência na formação de jovens trabalhadores do Colégio Horácio Macedo/Cefet-RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense.

TITTON, Mauro; D’AGOSTINI, Adriana. Juventude e pobreza: a educação e as políticas públicas sob o ideário do Banco Mundial no contexto do aumento das desigualdades sociais. Perspectiva, Florianópolis, n. 3, 2020, p. 1-23.

ZANIN, Matheus. Um desastre: grupo ajuda escolas a resistir à reforma do ensino médio. UOL, 25 out. 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/rodrigo-ratier/2023/10/25/um-desastre-grupo-ajuda-escolas-a-resistir-a-reforma-do-ensino-medio.htm. Acesso em: 12 dez. 2023.

Published

2024-07-08

How to Cite

Gawryszewski, B., Felippe, I., Gonçalves, A. R., & Carvalho, L. B. de. (2024). If there’s no grade, nobody does it: the Novo Ensino Médio by students in Rio de Janeiro. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87734. https://doi.org/10.5902/2318133887734