O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: a avaliação de Matemática e o cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133870328

Palavras-chave:

Avaliação; Estrutura; Pisa; Matemática; Contexto.

Resumo

O objetivo geral deste artigo, em que abordamos a caracterização do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa -, é caracterizar a avaliação de Matemática no âmbito deste Programa. Inicialmente, aborda-se, de maneira abrangente, um panorama do Pisa relativo aos seguintes aspectos: o que o Pisa investiga e de que maneira; os instrumentos para um bom resultado na avaliação; as notas atribuídas no Pisa e o espaço amostral de estudantes. Em seguida, tratamos da avaliação sobre a perspectiva da Matemática: como ela é analisada, como é constituída, a escala adotada para o exame e, posteriormente, apresentamos os resultados brasileiros sobre esse domínio. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pautada pela análise documental. Os principais resultados assinalaram a importância de compreender a avaliação para a constituição de uma educação equânime, mesmo quando o seu impacto na esfera pedagógica seja incipiente. Os resultados brasileiros apresentados em cada edição são insatisfatórios, demonstrando necessidade de melhorias desde a formação docente aos investimentos em educação.

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Biografia do Autor

Paulo Vinícius Pereira de Lima, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Professor na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Professor na Universidade de Brasília - UnB.

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Publicado

11-08-2022

Como Citar

Lima, P. V. P. de, & Moreira, G. E. . (2022). O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: a avaliação de Matemática e o cenário brasileiro. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e70328, p. 1–22. https://doi.org/10.5902/2318133870328