O papel de agentes escolares na intersetorialidade das políticas de educação especial na perspectiva inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869022

Palavras-chave:

intersetorialidade, educação especial, políticas públicas, agentes escolares

Resumo

As políticas públicas brasileiras para pessoas com deficiência mostram-se um importante subsídio na garantia do direito à educação desse público. Elas são recontextualizadas segundo as singularidades das escolas e dos alunos e dialogam com outros setores para se materializarem. Nosso objetivo foi discutir a articulação entre distintos aparelhos públicos para garantir o atendimento a alunos com deficiência em duas escolas públicas de Queimados/RJ. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu análise documental e entrevistas com agentes escolares. Os achados indicaram que a intersetorialidade se revelou importante na interação entre os burocratas da educação, saúde e assistência social, sem haver uma coordenação intersetorial na construção de parcerias.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Prado de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É Doutora em Educação pela PUC-Rio (2015), onde também concluiu um Pós-Doutaramento (PDJ, CNPq, 2016). É Mestre em Educação pela mesma instituição (2012). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e possui Especialização em Teoria e Prática Piagetiana pela Unicamp (2001). Atualmente é pesquisadora e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento da Educação (POGEFE), na UNIRIO e vice-coordenadora do grupo de pesquisa interinstitucional Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio), além de membro de grupos de pesquisa internacionais (ISLDN e ISSPP). Participa, desde 2015 da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), tendo sido membro da Equipe de Coordenação.

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Publicado

04-04-2022

Como Citar

Souza, I. C. de, Oliveira, A. C. P. de, & Paiva, L. R. A. (2022). O papel de agentes escolares na intersetorialidade das políticas de educação especial na perspectiva inclusiva. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69022, p. 1–23. https://doi.org/10.5902/2318133869022