Percepção de docentes acerca da evasão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868968

Resumo

A evasão universitária gera consequências a nível individual, organizacional e social e uma forma de combate-la é compreender como os envolvidos no processo educacional percebem o fenômeno e como atuam no seu enfrentamento. Assim, apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do Centro de Saúde e Tecnologia Rural da Universidade Federal de Campina Grande acerca do processo de evasão dos estudantes universitários. Após o levantamento feito com 45 professores do campus e a análise quantitativa e qualitativa dos dados, emergiram diversas categorias de análise que ilustram os fatores que influenciam o processo de evasão do discente e as estratégias e ações para redução da evasão.

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Biografia do Autor

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Administração Pública. 

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Administração Pública e psicólogo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus Sousa, Paraíba. Atualmente é Doutorando em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração. Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede na UFCG.

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Publicado

04-04-2022

Como Citar

Araujo, A. C. da C., Silva, T. F. da C. e, & Pederneiras, M. M. M. (2022). Percepção de docentes acerca da evasão universitária. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68968, p. 1–20. https://doi.org/10.5902/2318133868968