Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133864611

Palavras-chave:

condições de qualidade, ensino fundamental, políticas educacionais.

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar o panorama das condições de qualidade de oferta do ensino fundamental no Paraná, com delimitação às informações das escolas de anos iniciais das redes municipais de ensino para o ano de 2017. O método de análise quantitativa empregada foi o índice de condições de qualidade. O estudo demonstra regularidade de condições de qualidade em metade das redes municipais, a outra metade da amostra representa os municípios com os melhores e piores resultados, evidenciando um cenário de desigualdade intraestadual em termos de condições de qualidade. Ademais, os dados apresentados revelam a necessidade da ação da política educacional na forma do provimento do cargo de diretor, nos salários dos professores, bem como nas condições materiais das escolas.

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Biografia do Autor

Gabriele Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

01-08-2021

Como Citar

Barbosa, G. F. (2021). Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Paraná. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e64611, p. 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133864611