Efeitos da avaliação sobre os programas brasileiros de pós-graduação em Administração: análise sobre o isomorfismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133862676

Palavras-chave:

avaliação, pressões institucionais, isomorfismo, Capes, Programas de Pós-Graduação.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar resultados de pesquisa relacionada com os efeitos da avaliação da Capes sobre os programas de pós-graduação em Administração - PPGAs. O método inclui estatística descritiva, análise de agrupamentos, revisão bibliográfica e documental. Os resultados apontaram a presença de isomorfismo mimético entre os PPGAs com diferentes intensidades. O maior grau de isomorfismo entre os grupos mais homogêneos torna evidente a disseminação da prática de espelhamento nas propostas curriculares, em especial nos programas menos tradicionais. Observou-se nos últimos anos que a Capes, que ora contribuiu para o isomorfismo, passou a adotar medidas para reduzir as similaridades, evitando o comprometimento evolutivo da ciência. As implicações do isomorfismo são a geração de entraves para os avanços qualitativos da produção científica.

Palavras-chave: avaliação; pressões institucionais; isomorfismo; Capes; programas de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Danieli Artuzi Pes Backes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Faculdade de Economia - Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Especialista em Gestão Pública pelo PNAP/UFMT (2013) e Graduada em Administração pela UFMT (2008). Atualmente é professora Adjunto II do Dpto. de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso. Ministra as disciplinas Administração de Material e Patrimônio, Teoria Geral da Administração, Comportamento Humano, Administração e Políticas Públicas e Gestão e Elaboração de Projetos na graduação em Administração e as disciplinas Planejamento e Programação na Administração Pública, Elaboração e Gestão de projetos, Relações Internacionais, Gestão da Regulação e Gestão de Pessoas no curso de graduação em Administração Pública. Participa do grupo de pesquisa TECGESI, nas linhas Gestão de Desenvolvimento Local; Empreendedorismo e Ecoinovação. Já atuou como coordenadora do curso de Administração e coordenadora de tutoria no curso de Administração Pública (EAD), atuou em várias comissões institucionais, colegiados de curso e congregação das Faculdades de Administração e Ciências Contábeis. Atualmente é membro titular do colegiado de curso de graduação em Administração/UFMT. Organizou eventos científicos locais e regionais, participa de congressos e seminários regularmente e é avaliadora de periódicos de Qualis superiores na área de Administração e interdisciplinares. É membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração e líder do tema 3 da divisão de EPQ do EnAnpad - Avaliação do ensino superior e seus impactos sobre o campo científico brasileiro. É Editora Associada da Revista Iberoamericana de Estratégia (RIAE). Coordena projeto de pesquisa voltado para a gestão estratégica em ambientes regulamentados e possui interesse em assuntos relacionados ao estudo da educação superior, avaliações institucionais, atuação estratégica de instituições de ensino superior, isomorfismo institucional, Gestão ambiental e sustentabilidade, temas relacionados à Gestão pública, em especial ligados à educação superior.

Fernando Antonio Ribeiro Serra

Fernando Antonio Ribeiro Serra é professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8178-7313.

Endereço: Rua Deputado Salvador Julianelli, s/n -  05001-900 - São Paulo - SP - Brasil.

E-mail: fernandorserra@gmail.com.

Josiane de Oliveira Lobato

Josiane de Oliveira Lobato é gerente de avaliação institucional na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Mato Grosso.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4774-183X.

Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - 78060-900 - Cuiabá - MT - Brasil.

E-mail: josiane_deoliveira@hotmail.com.

Sandra Negri

Sandra Negri é professora na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3847-6456.

Endereço: Avenida Valdon Varjão, 6390 - 78607-059 - Barra do Garças - MT - Brasil.

E-mail: sandra.negri.br@gmail.com.

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Publicado

27-04-2021

Como Citar

Backes, D. A. P., Serra, F. A. R., Lobato, J. de O., & Negri, S. (2021). Efeitos da avaliação sobre os programas brasileiros de pós-graduação em Administração: análise sobre o isomorfismo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e62676, p. 1–21. https://doi.org/10.5902/2318133862676