Representações sociais de estudantes de Ciências Contábeis sobre a disciplina de Teoria da Contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133844606Palavras-chave:
Teoria da Contabilidade. Representação Social. Análise Prototípica.Resumo
O objetivo foi identificar e analisar as Representações Sociais sobre “Teoria da Contabilidade” pelos estudantes. Pesquisa ocorrida em 2019, em duas fases, e aplicada a 76 estudantes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras através do estímulo indutor: “Quais as cinco primeiras palavras que lhe veem a mente ao ouvir o termo Teoria da Contabilidade?” Na interpretação dos dados foi adotada a Teoria das Representações Sociais. O tratamento das respostas utilizou a Matriz de Análise Prototípica. As evocações dos estudantes mostram que a visão final, quando comparada à inicial, evidenciou a absorção dos conceitos ao evocarem os termos postulado, estrutura conceitual e convenção contábil, não evocados na fase inicial.
Downloads
Referências
ABRIC, Jean-Claude. Prácticas sociales y representaciones. México: Presses Universitaires de France, 2001.
AMARAL, Liliane Souza do; ALVES, Mariana Silva. Nó ou núcleo central e esquema periférico. Cadernos CESPUC, Belo Horizonte, v. 23, 2013, p. 13-18.
BAILER, Cyntia; TOMITCH, Lêda Maria Braga; D’ELY, Raquel Carolina Souza Ferraz. O planejamento como processo dinâmico: a importância do estudo piloto para uma pesquisa experimental em linguística aplicada. Intercâmbio, São Paulo, v. 24, 2011, p. 129-146.
BORBA, José Alonso; POETA, Fabiana Zandonai; VICENTE, Ernesto Fernando Rodrigues. Teoria da contabilidade: uma análise da disciplina nos programas de mestrado brasileiros. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, 2011, p. 124-138.
BUCHWEITZ, Michele Josiane Rutz; PEREIRA, Thaís Aparecida; CRUZ, Ana Paula Capuano da; BARBOSA, Marco Aurélio Gomes. Além de Watts e Zimmerman: a precursão da teoria positiva da contabilidade nos estudos de dumarchey e a influência dos autores na literatura contábil permanente. Sinergia - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Rio Grande, v. 23, n. 1, 2019, p. 9-18.
CFC. Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) n. 1.121/08. Brasilia: CFC, 2008.
CFE. Resolução 03/92: estabelece o currículo pleno do curso de Ciências Contábeis no Brasil. Brasilia: DOU, 1992.
CORREIA, José Carlos; JOIA, Luiz Antonio. A representação social das competências essenciais aos Cios sob a perspectiva dos profissionais de TI. EnANPAD, 38, 2014. Anais ... Rio de Janeiro: Anped, 2014.
COUTINHO, Maria da Penha de Lima; BÚ, Emerson do. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software Tri-deux (version 5.2). Revista Campo do Saber, Cabedelo, v. 3, 2017, p. 219-243.
CUNHA, Leila Chaves; BORGERT, Altair; SOUZA, Flávia Renata de; RICHARTZ, Fernando. A disciplina Teoria da Contabilidade em cursos de graduação: percepção de alunos e professores. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 10, n. 3, 2017, p. 182-203.
FRANCO, Hilário. Da importância dos princípios fundamentais de contabilidade na harmonização das normas e informações contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, Brasília, v. 24, n. 95, 1995, p. 36-46.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade: evolução e tendências. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da Uerj, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2012, p. 5-13.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos; FARIA, Ana Cristina de. Introdução à teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de contabilidade das sociedades por ações: aplicável às demais sociedades. São Paulo: Atlas, 2000.
IUDÍCIBUS, Ségio de; BEUREN, Ilse Maria; SANTOS, Vanderlei dos. Teaching of accounting theory in accounting sciences postgraduate programs in Brasil. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 2016, n. 4, 2016, p. 6-29.
MADEIRA, Geová José; MENDONÇA, Kênia Fabiana Cota; ABREU, Simone Martins. A disciplina teoria da contabilidade nos exames de suficiência e provão. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, v. 14, 2003, p. 103-122.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PAGANOTTO, Juliane Fank; ROSSONI, Estela Pitwak; FILHO, José Francisco Ribeiro. Uma investigação sobre o nível de conhecimento e observância da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade em escritórios de contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), Brasília, v. 1, n. 2, 2007, p. 94-110.
SACRAMENTO, Célia Oliveira de Jesus. O ensino de teoria da contabilidade no Brasil. Caderno de Estudos Fipecafi, São Paulo, v. 10, n. 18, 19998, p. 1-10.
SANTOS, José Victor de Oliveira; ARAÚJO, Ludgleydson Fernandes de; CASTRO, Jerffeson Luiz de Cerqueira; FARO, André. Análise prototípica das representações sociais sobre as infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes. Psicogente, Barranquilla, v. 22, n. 41, 2019, p. 1-18.
SILVA, Maurício Corrêa da; NASCIMENTO, João Carlos Hipólito Bernardes do; SILVA, José Dionísio Gomes da; SIQUEIRA, José Ricardo Maia de. Uma abordagem sobre a aplicação da teoria da resposta ao item nas avaliações de aprendizagem do ensino contábil brasileiro. Cuadernos de Contabilidad, Colombia, v. 20, n. 50, 2019, p. 1-21.
SILVA, Sílvio Éder Dias da; CAMARGO, Brigido Vizeu; PADILHA, Maria Itayra. A teoria das representações sociais nas pesquisas da enfermagem brasileira. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 5, 2011, p. 947-951.
TAVARES, Derek Warwick da Silva; BRITO, Raissa Carneiro de; CÓRDULA, Ana Cláudia Cruz; SILVA, Julianne Teixeira e; NEVES, Dulce Amélia de Brito. Protocolo verbal e teste de associação livre de palavras: perspectivas de instrumentos de pesquisa introspectiva e projetiva na ciência da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 8, 2014, p. 64-79.
TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de dados na pesquisa científica importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, v. 1, n. 2, 2003, p. 177-201.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2016.
WACHELKE, João; WOLTER, Rafael. Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 27, n. 4, 2011, p. 521-526.
WACHELKE, João; WOLTER, Rafael; MATOS, Fabíola Rodrigues. Efeito do tamanho da amostra na análise de evocações para representações sociais. Liberabit, Lima, v. 22, n. 2, 2016, p. 153-160.
YAMAKAWA, Eduardo Kazumi; KUBOTA, Flávio Issao; BEUREN, Fernanda Hansch; SCALVENZI, Lisiane; CAUCHICK MIGUEL, Paulo Augusto. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação, Campinas, v. 26, n. 2, 2014, p. 167-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.