Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133841347Palavras-chave:
Práticas de Educação Especial. Escola Comum. Medicalização. Políticas Inclusivas.Resumo
Neste texto apresenta-se uma reflexão sobre a gestão das práticas de educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da educação inclusiva. Objetivou-se analisar possíveis implicações do diagnóstico nas práticas de educação especial a partir dos discursos de medicalização. A materialidade analítica do estudo foi estruturada a partir de entrevista realizada com uma professora de educação especial, de uma escola particular da rede regular de ensino do município de Santa Maria/RS. Entende-se que os discursos da medicalização que têm se constituído como mecanismo de governamento na sociedade contemporânea, podem acabar produzindo na escola a individualização de problemas que são coletivos, adoecendo assim comportamentos cujas causas são muitas vezes sociais e não orgânicas.
Palavras-chave: práticas de educação especial; escola comum; medicalização; políticas inclusivas.
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