A autonomia da escola na perspectiva da gestão democrática: entre o preposto e o existente no interior de uma escola pública de Belo Horizonte/MG

Autores

  • José Márcio Silva Barbosa Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - 2016 - 2017
  • Fernando Alvarenga Cardoso Coelho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133833782

Resumo

Neste texto tem-se como objetivo compreender até que ponto a autonomia da escola pode contribuir para o enfrentamento das situações concretas relativas à gestão da escola pública ultrapassando o discurso generalizante que termina por constituir contemplativamente na construção da gestão democrática. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, análise documental e estudo de caso, utilizando para coleta de dados entrevista semiestruturada aplicada a um gestor de escola pública da rede estadual de ensino. Fortalecer o compromisso do gestor escolar e de professores para a construção da gestão democrática e para autonomia nuclear nas tomadas de decisões da escola continua a ser um bom caminho a percorrer.

Palavras-chave: autonomia da escola; gestão democrática; práticas de gestão escolar.

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Biografia do Autor

José Márcio Silva Barbosa, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - 2016 - 2017

Foi professor designado pela Faculdade de Educação - Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Viçosa. Graduado em Ciências Econômicas pela UFV e licenciado em Ciências Sociais pela Unimes – Santos (SP).

Fernando Alvarenga Cardoso Coelho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduando em Pedagogia - Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - campus Belo Horizonte/Minas Gerais

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Publicado

06-01-2019

Como Citar

Barbosa, J. M. S., & Coelho, F. A. C. (2019). A autonomia da escola na perspectiva da gestão democrática: entre o preposto e o existente no interior de uma escola pública de Belo Horizonte/MG. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 1–15. https://doi.org/10.5902/2318133833782