A autonomia da escola na perspectiva da gestão democrática: entre o preposto e o existente no interior de uma escola pública de Belo Horizonte/MG
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133833782Resumo
Neste texto tem-se como objetivo compreender até que ponto a autonomia da escola pode contribuir para o enfrentamento das situações concretas relativas à gestão da escola pública ultrapassando o discurso generalizante que termina por constituir contemplativamente na construção da gestão democrática. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica, análise documental e estudo de caso, utilizando para coleta de dados entrevista semiestruturada aplicada a um gestor de escola pública da rede estadual de ensino. Fortalecer o compromisso do gestor escolar e de professores para a construção da gestão democrática e para autonomia nuclear nas tomadas de decisões da escola continua a ser um bom caminho a percorrer.
Palavras-chave: autonomia da escola; gestão democrática; práticas de gestão escolar.
Downloads
Referências
ALVES-MAZZOTTI, Judith; GEWANDSZNADJER, Fernando. O planejamento de pesquisas qualitativas. In: ALVES-MAZZOTTI, Judith; GEWANDSZNADJER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998, p. 147-178.
BRASIL. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília: MEC, 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 7 abr. 2016.
BRASIL. Conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. Brasília: MEC, 2004. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_gen.pdf. Acesso em 1º abr. 2016.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. A qualidade da educação básica e a gestão da escola. In: FRANÇA, Magna; BEZERRA, Maura Costa (orgs.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Líber Livro, 2009, p. 21-44.
CURY, Carlos Roberto Junior. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, 2002, p. 163-174.
DALBERIO, Maria Célia Borges. Neoliberalismo, políticas educacionais e a gestão democrática na escola de qualidade. São Paulo: Paulus, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2010.
LÜCK, Heloisa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Em Aberto, Brasília. v. 17, n. 72, 2000, p. 1-19.
MACHADO, Márcia Cristina da Silva. MIRANDA, Josélia Barbosa. Autonomia e Responsabilização: um desafio para a gestão escolar. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 2, n. 2, 2012, p. 8-22.
MINAYO, Maria Cecília (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
WITTMANN, Lauro Carlos. Autonomia da escola e democratização de sua gestão: novas demandas para o gestor. Em aberto, Brasília, v. 17, n. 72, 2000, p. 88-96.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.