Conselho escolar e práticas na gestão democrática da escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133831679Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com gestores, integrantes de colegiados e docentes de uma escola da rede estadual de ensino do Município de Capitão de Campos/PI. A pesquisa compreende um estudo de caso com abordagem qualitativa, com temática voltada para o conselho escolar e para participação enquanto princípio norteador da gestão democrática. Seu desenvolvimento foi fundamentado nas ideias e concepções de Paro (2016), Lück (2009), Libâneo (2001) e Marques (1990). O objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender o papel do conselho escolar nas práticas da gestão democrática. Os objetivos específicos foram refletir acerca de conceitos atribuídos à gestão democrática; analisar na fala dos entrevistados aspectos característicos da gestão democrática e identificar princípios e dimensões desse modelo de gestão. No tocante à problemática buscou responder como a participação no desenvolvimento de atividades, contribui para efetivação da gestão democrática no âmbito escolar. Os procedimentos técnicos para coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e entrevista. A análise foi realizada por meio da categorização. Como resultado da pesquisa constatou-se que a participação ativa dos profissionais e da comunidade escolar no desenvolvimento de atividades contribui significativamente para que o modelo da gestão democrática constitua-se efetivo, seja pela influência nas tomadas decisões, seja pela ação direta do conselho escolar. Concluiu-se também, que a efetividade desse modelo de gestão constitui um mecanismo que possibilita desenvolver atividades voltadas para o pleno desenvolvimento do aluno, dos profissionais e da sociedade.
Palavras-chave: gestão democrática; conselho escolar; participação.
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