Qualidade de jogos digitais e não digitais utilizados para o ensino de engenharia de software no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829046Resumo
Os jogos educacionais têm sido utilizados como uma estratégia inovadora para o ensino de Engenharia de Software (ES) no Brasil. No entanto, é essencial avaliar estes jogos para obter evidências sobre a sua qualidade. Diante disso, o objetivo deste artigo é sintetizar evidências empíricas sobre a qualidade dos jogos digitais e não-digitais utilizados para o ensino de ES no Brasil. A análise baseia-se em dados coletados de 41 estudos de caso que utilizam o Meega, o modelo mais utilizado para a avaliação de jogos educacionais, avaliando 19 jogos, envolvendo uma população de 704 alunos. Os resultados indicam evidências de que os jogos digitais e não-digitais podem contribuir para a aprendizagem, proporcionando uma experiência agradável e envolvente aos alunos e motivando-os ao estudo. Esses resultados podem orientar instrutores na seleção de jogos como métodos instrucionais e guiar criadores de jogos em relação ao desenvolvimento de novos jogos educacionais.
Palavras-chave: avaliação da qualidade, jogos educacionais, engenharia de software.
Downloads
Referências
ACM. Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science, Joint Task Force on Computing Curricula, Association for Computing Machinery (ACM) and IEEE Computer Society. ACM, New York, NY, USA, 2013.
BAKER, Alex; NAVARRO, Emily Oh; VAN DER HOEK, Andre. Problems and Programmers: An Educational Software Engineering Card Game, CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING, Portland, OR, EUA, 2003, p. 614-619.
BASILI, Victor R; CALDIERA, Gianluigi; ROMBACH, H. Dieter. Goal, Question Metric Paradigm. In: J. J. Marciniak, Encyclopedia of Software Engineering. New York: Wiley-Interscience, 1994, p. 528-532.
BATTISTELLA, Paulo Eduardo; CAMARGO, André; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. SCRUM-Scape: A role-playing game (RPG) to reinforce SCRUM concepts, SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 27, 2016. Anais … Uberlância: SBIE, Brasil, 2016. Disponível em http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6713. Acesso em 13 set. 2015.
BATTISTELLA, Paulo; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. Games for teaching computing in higher education - a systematic review. IEEE Technology and Engineering Education Journal, v. 9, n. 1, 2016, p. 8-30.
BAVOTA Gabriel; LUCIA, Andrea; FASANO, Fausto; OLIVETO, Rocco; ZOTTOLI, Carlo. Teaching software engineering and software project management: an integrated and practical approach. CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING. IEEE Press, Piscataway, NJ, USA, 2012, p. 1155-1164.
BELL, Jonathan; SHETH, Swapneel; KAISER, Gali. Secret Ninja Testing with HALO Software Engineering. WORKSHOP ON SOCIAL SOFTWARE ENGINEERING. ACM, New York, NY, USA, 2011, p. 43-47.
BOURQUE, Pierre; FAIRLEY, Richard E. Swebok v3.0 Guide to the software enginnering body of knowledge. IEEE Computer Society, 2014.
BRANCH, Robert Maribe. Instructional design: the ADDIE Approach. Springer New York Dordrecht Heidelberg London, 2010.
CALDERÓN, Alejandro; RUIZ, Mercedes. A systematic literature review on serious games evaluation: an application to software project management. Computers & Education, v. 87, 2015, p. 396-422.
CAULFIELD, Craig; XIA, Jianhong; VEAL, David; MAJ, Stanislaw Paul. A systematic survey of games used for software engineering education. Modern Applied Science, v. 5, n. 6, 2011, p. 28-43.
CONNOLLY, Thomas M.; STANSFIELD, Mark; HAINEY, Thomas. An application of games-based learning within software engineering. British Journal of Educational Technology, v. 38, 2007, p. 416-428.
CONNOLLY, Thomas M.; BOYLE, Elizabeth; MACARTHUR, Ewan; HAINEY, Thomas; BOYLE, James. A systematic literature review of empirical evidence on computer games and serious games, Computers & Education, v. 59, n. 2, 2012, p. 661-686.
DEMPSEY, John; RASMUSSEN, Karen; LUCASSEN, Barbara. The instructional gaming literature: Implications and 99 sources, Technical Report 96-1, College of Education, University of South Alabama, AL, USA, 1996.
DEVELLIS, Robert F. Scale development: theory and applications. Sage Publications, 2003.
FERREIRA, Bruna; RIVERO, Luis; LOPES, Adriana; MARQUES, Anna Beatriz; CONTE, Tayana. Apoiando o Ensino de Qualidade de Software: Um Serious Game para o Ensino de Usabilidade. FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE. Maceió, Brasil, 2014, p. 12-21.
FU, Fong-Ling; SU, Rong-Chang; YU, Sheng-Chin. EGameFlow: A scale to measure learners' enjoyment of e-learning games. Computers & Education, v. 52, n. 1, 2009, p. 101-112.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. Paper Tower Competition. Disponível em <http://www.gqs.ufsc.br/paper-tower-competition/> Acesso em 16 ago. 2017.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. PMMaster. Disponível em <http://www.gqs.ufsc.br/pm-master> Acesso em 16 ago. 2017.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; CARVALHO, Osório Pereira; BATTISTELLA, Paulo Eduardo. Ensinar a gerência de equipes em disciplinas de gerência de projetos de software. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 1, 2013, p. 15-22.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; RAUSIS, Bruno; SOARES, Gustavo; SAVI, Rafael; BORGATTO, Adriano Ferreti. Project detective a game for teaching earned value management. International Journal of Teaching and Case Studies, v. 5, n. 3/4, 2014, p. 216-234.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; SAVI, Rafael; BORGATTO, Adriano Ferreti. SCRUMIA - An educational game for teaching SCRUM in computing courses. Journal of Systems and Software, v. 86, n. 10, 2013, p. 2675-2687.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; SAVI, Rafael; BORGATTO, Adriano Ferreti. DELIVER! - An educational game for teaching Earned Value Management in computing courses. Information And Software Technology, v. 54, n. 3, 2012, p. 286-298.
GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; SHULL, Forrest. To game or not to game?, IEEE Software, v. 26, n. 2, 2009, p. 92-94.
KISH, Leslie. Multipopulation survey designs: five types with seven shared aspects, International Statistical Review, v. 62, n. 2, 1994, p. 167-186.
MITAMURA, Tamotsu; SUZUKI, Yasuhiro; OOHORI Takahumi. Serious Games for Learning Programming Languages. IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEMS, MAN, AND CYBERNETICS. Seoul, Korea, 2012.
NAVARRO, Emily Oh. SimSE: A Software Engineering Simulation Environment for Software Process Education. Unpublished Thesis, University of California, Irvine, CA, USA, 2006.
NAVARRO, Emily Oh; VAN DER HOEK, Andre. Design and valuation of an Educational Software Process Simulation Environment and Associated Model. CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING EDUCATION AND TRAINING, 2005. Ottawa, Canada, 2005.
PARSONS, Paul. Preparing computer science graduates for the 21st Century. Teaching Innovation Projects, v. 1, n. 1, article 8, 2011.
PETRI, Giani; BATTISTELLA, Paulo Eduardo; CASSETTARI, Fernando; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; HAUCK, Jean Carlo Rossa. Um quiz game para a revisão de conhecimentos em gerenciamento de projetos. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 5, 2016. Anais ... Uberlância: UFU/SBC, 2016.
PETRI, Giani; CHIAVEGATTI, Natiel. A role playing game for teaching requirements elicitation and analysis, Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015, p. 1-10.
PETRI, Giani; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. How games for computing education are evaluated? A systematic literature review, Computers & Education, v. 107, 2017, p. 68-90.
PETRI, Giani; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane. How to evaluate educational games: a systematic literature review, Journal of Universal Computers Science, v. 22, n. 7, 2016, p. 992-1021.
PETRI, Giani; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; BORGATTO, Adriano Ferreti. Evolução de um Modelo de Avaliação de Jogos para o Ensino de Computação. 25° WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (CSBC/WEI). São Paulo, 2017.
PFAHL, Dietmar; RUHE, Gunther; KOVAL, N. An Experiment for Evaluating the Effectiveness of Using a System Dynamics Simulation Model in Software Project Management Education, INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON SOFTWARE METRICS. London, GB, 2001, p. 97-109.
SAVI, Rafael; GRESSE VON WANGENHEIM, Christiane; BORGATTO, Adriano Ferreti. A model for the evaluation of educational games for teaching software engineering. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, 2011. Anais ... São Paulo: SBC, 2011, p. 194-203.
SCHNEIDER, Marcelo. SCRUM’ed - A 3D role-playing game to learn Scrum. Disponível em <http://www.gqs.ufsc.br/scrumed-a-3d-role-playing-game-to-learn-scrum//>. Acesso em 26 ago. 2017.
SCHOEFFEL, Pablo. PizzaMia: Experiential dynamics to support Project Management education based on Pmbok. WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 22, 2014. Anais … Brasília: CSBC, 2014, p. 1316-1325.
SEDELMAIER, Yvonne; LANDES, Dieter. Active and Inductive Learning in Software Engineering Education. IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING. Florence, Itália, 2015, p. 418-427.
THIRY, Marcello; ZOUCAS, Alessandra; SILVA, Antonio C. Empirical study upon software testing learning with support from educational game. CONFERENCE ON SOFTWARE ENGINEERING & KNOWLEDGE ENGINEERING. Miami Beach, FL, USA, 2011, p. 482-484.
WOHLIN, Claes; RUNESON, Per; HÖST, Martin; OHLSSON, Magnus C.; REGNELL, Bjorn; WESSLÉN, Anders. Experimentation in software engineering. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2012.
YIN, Robert. Case study research: design and methods. 4th. ed. Beverly Hills: Sage Publications, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.