O currículo e o trabalho por meio de projetos: construindo alternativas pela prática investigativa

Autores

  • Janaína Ribeiro Stafford Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133821972

Resumo

Neste artigo tem-se como objetivo apontar alternativas de reconstrução do currículo escolar por meio do trabalho com projetos. Vale salientar que o currículo se refere à organização do conhecimento escolar, sendo uma construção social do conhecimento, real, significativa, com intencionalidade político-pedagógica, aberto o suficiente para ser percebido como um processo, no qual as questões oriundas da relação ensino e aprendizagem possam dar-lhe um caráter dinâmico e transformador. Um instrumento relevante para reconstrução curricular são os denominados projetos de trabalhos, pois o ponto de partida do processo de construção do conhecimento é a prática social concreta e a realidade em que acontece.

Palavras-chave: currículo, projetos de trabalho, conhecimento.

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Biografia do Autor

Janaína Ribeiro Stafford, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Atualmente é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental na EMEF. Profª. Francisca Weinmann e Tutora a Distância no curso de Pedagogia EaD/ UFSM.

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Publicado

07-06-2016

Como Citar

Stafford, J. R. (2016). O currículo e o trabalho por meio de projetos: construindo alternativas pela prática investigativa. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(10), 55–64. https://doi.org/10.5902/2318133821972

Edição

Seção

Artigos