A gestão democrática e o projeto político pedagógico na concepção do professor: um estudo de caso

Autores

  • Josiane Folletto Bianchin ufsm
  • Marta Roseli de Azeredo Barichello UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110877

Resumo

Este trabalho teve por objetivo geral investigar como os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, analisar o comportamento dos professores em frente à gestão escolar, investigar a ação e contribuição dos docentes na elaboração e desenvolvimento do projeto político-pedagógico como um espaço de gestão democrática e observar a relação do projeto político-pedagógico da escola com a sua realidade. Esta investigação se baseou em questionários estruturados com perguntas abertas, aplicadas apenas aos professores do noturno do ensino médio, direção, vice-direção e coordenação pedagógica de uma escola estadual de Santa Maria, RS. Ainda que muito seja discutido sobre gestão democrática pode-se perceber que a participação dos professores, que foi o objeto de pesquisa, ainda é limitada na escola. Existem algumas formas de participação que são passivas, destacando a colaboração em festas, o ouvir e aprovar as sugestões da direção, ou até mesmo ouvir e discutir assuntos, mas não de se chegar a nenhum consenso com os demais membros escolares. Ressalta-se que esta pesquisa é, apenas, uma amostra da realidade de uma escola em um determinado período de tempo.

Palavras-chave: gestão democrática, projeto político pedagógico, professor gestor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Elma Julia Gonçalves et al. Gestão escolar. Maringá: UEM, 2008.

COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Imprensa Oficial, 1996.

LUCK, Heloísa. A dimensão participativa da gestão escolar. Gestão em rede, v. 57, 2004, p. 1-6.

MARQUES, Juracy Cunegatto. Administração participativa. Porto Alegre: Sagra, 1987.

OLIVEIRA, Silvana Barbosa. Gestão democrática e a construção do projeto político pedagógico: um desafio para intervenção. Curitiba: Seed, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1991.

STEDILE, Maria Inez; CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves. O professor como gestor da sala de aula. Maringá: UEM, 2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

VIEIRA, Sofia Lerche. Educação e gestão: extraindo significados da base legal. In. SEDUC. Novos paradigmas de gestão escolar. Fortaleza: Seduc, 2005, p. 7-20.

Downloads

Publicado

05-04-2014

Como Citar

Bianchin, J. F., & Barichello, M. R. de A. (2014). A gestão democrática e o projeto político pedagógico na concepção do professor: um estudo de caso. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 3(5), 25–32. https://doi.org/10.5902/2176217110877

Edição

Seção

Artigos