Tensões entre esferas de governo na educação a distância: a legislação federal e a gestão da Unitins

Autores

  • Daniel Perdigão

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176217110572

Resumo

Neste trabalho buscou-se explorar aspectos da gestão dos cursos superiores na modalidade a distância - EAD - da Fundação Universidade do Tocantins - Unitins - e sua interação com os entes legislativos e administrativos federais da área. Para isto, realizou-se um levantamento de documentos que descrevessem práticas pedagógicas, gerenciais e administrativas internas. A análise se baseou em referenciais da área da EAD e da gestão democrática da educação. Concluiu-se que vigorou a lógica de mercado na gestão da EAD na Unitins, com a priorização de lucros e rendas em detrimento dos índices de qualidade, mas que os entes federais tiveram um papel crescentemente ativo na gestão universitária, buscando garantir uma solução adequada no processo que culminou no descredenciamento da instituição.

Palavras-chave: educação a distância, políticas educacionais, gestão democrática.

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Biografia do Autor

Daniel Perdigão

Daniel Perdigão Nass é professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT), doutor em Ensino de Ciências (USP) e especialista em Gestão Educacional (UFSM). Endereço: Rua Badajós, s/n, Gurupi, TO. Caixa Postal 66, CEP 77402-970. E-mail: perdigao@uft.edu.br.

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Publicado

20-11-2013

Como Citar

Perdigão, D. (2013). Tensões entre esferas de governo na educação a distância: a legislação federal e a gestão da Unitins. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 2(4), 73–91. https://doi.org/10.5902/2176217110572

Edição

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Artigos