Indicators of educational outcomes in State of Espírito Santo, brasil: a descriptive and correlational study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133869330

Keywords:

Indicadores de resultados educacionais, Avaliação educacional, Análise estatística

Abstract

This paper aims to carry out a descriptive and correlational study based on the performance obtained by the municipalities of Espírito Santo in three indicators of educational outcomes: Development Index of Basic Education - Ideb -, Brazilian Education Opportunities Index - Ioeb - and School Development Indicator - IDE. As a result, it was found that, although there is a statistically significant correlation between them, there are situations in which the same municipality can obtain different educational results, depending on the choice of the analyzed indicator. With this, it is pointed out the importance of carrying out a joint analysis of these indicators, considering their components, for a better reading of the educational reality in the State.

Key-words: indicators of educational outcomes; educational evaluation; statistical analysis.

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Author Biographies

Denilson Junio Marques Soares, Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com atuação na linha de pesquisa "Educação, Formação Humana e Políticas Públicas" e estágio de doutoramento no Instituto de Educación da Universidad de Santiago de Chile (Usach/Chile). Mestre em Estatística Aplicada e Biometria e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Technische Universität München (TUM), Alemanha. Foi professor do estado de Minas Gerais, do Colégio de Aplicação (CAp-COLUNI) da UFV e atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Piumhi, onde também atuou como coordenador do Curso Técnico em Edificações. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA-UFES). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Estatística Aplicada à Educação e Teoria de Resposta ao Item. 

Talita Emidio Andrade Soares, UFES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na linha de pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Única de Ipatinga. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília. Possui curso técnico de nível médio em Administração pela Escola Politécnica Brasileira. Foi professora substituta no IFMG campus Bambuí entre 2019 e 2020 e atualmente é professora substituta no IFES campus Guarapari. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA-UFES). Seus atuais interesses estão voltados para a Avaliação Educacional, Políticas Públicas Educacionais e Educação Matemática. 

Wagner dos Santos, UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes, professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e do curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da UFES. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. 

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Published

2022-04-04 — Updated on 2022-04-04

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How to Cite

Soares, D. J. M., Emidio Andrade Soares, T., & dos Santos, W. (2022). Indicators of educational outcomes in State of Espírito Santo, brasil: a descriptive and correlational study. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e69330 , p. 1–14. https://doi.org/10.5902/2318133869330