Estudo exploratório de validação cruzada utilizando metodologia DEA nas escolas nota dez de Sobral, Cariré, Frecheirinha, Massapê/CE (ano base 2013)

Autores

  • Karlane Holanda Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
  • Raimundo Hélio Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133818868

Resumo

O governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação - Seduc -, vem implantando validações educacionais orientadas pelo modelo accountability desde o ano de 2003. Uma dessas ações, no sentido de orquestrar a melhoria da qualidade educacional, é denominada Prêmio escola nota dez, uma medida de incentivo e reconhecimento aos bons resultados das escolas frente à meta de alfabetizar todos os alunos do 2º ano. Considerando que os indicadores educacionais para premiação das escolas são extraídos do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - Spaece/Alfa -, realizou-se um estudo exploratório, de validação cruzada, com o objetivo de verificar a consistência e reprodutividade dos resultados das escolas de excelência propagados pelo Prêmio escola nota dez. Para isso, aplicou-se o modelo Análise Envoltória de Dados - DEA - em 91 escolas aferidas pelo Spaece, nos municípios de Sobral, Frecheirinha, Cariré e Massapê, no período de 2013, a fim de comparar com os índices de eficiência nas DMUs. O estudo revelou que há concordância entre os modelos. Os resultados demonstraram que as 16 escolas premiadas - DMUs - obtiveram índice de eficiência aceitável entre 0,90 e 1,0, no DEA, constatando que as escolas nota dez também foram consideradas escolas de excelência pelo modelo DEA.Essa confluência entre os modelos indica que os resultados do Spaece/Alfa possibilitam subsídios confiáveis para avaliar a eficiência das escolas. Porém, a validação cruzada mostrou ainda que existem 33 escolas, dentro da curva de eficiência, mas que não receberam o Prêmio escola nota dez. Neste aspecto, a análise carece de ponderação, pois para que a unidade escolar seja contemplada com o Prêmio escola nota dez além de atingir a proficiência desejada, há também a exigência de que o município onde ela se localiza, obtenha pelo menos 70% dos alunos, do 2º ano, com o nível Desejável na escala Spaece/Alfa. Além disso, a escola precisa está entre as 150 do ranking com as melhores proficiências estudantis do estado do Ceará. Assim, seria necessário um estudo mais aprofundado para averiguar os fatores dessa discrepância revelada.

Palavras-chave: avaliação, DEA, prêmio escola nota dez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlane Holanda Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública.

Mestranda em Educação Brasileira; Linha de Avaliação Educacional.

Experiência docente no Ensino Médio, Ensino Superior e na Gestão Escolar.

Raimundo Hélio Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-FACED-UFC. Foi reitor da UFC no interstício de 1987 a 1991. Livre Docente pela UFC. Doutor em Educação pelo PPGE-FACED-UFC. Mestre em Estatística pela Florida State Universiy e Graduado em Matemática pela UFC.

Downloads

Publicado

20-09-2015

Como Citar

Araújo, K. H., & Leite, R. H. (2015). Estudo exploratório de validação cruzada utilizando metodologia DEA nas escolas nota dez de Sobral, Cariré, Frecheirinha, Massapê/CE (ano base 2013). Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(9), 7–19. https://doi.org/10.5902/2318133818868

Edição

Seção

Artigos