Trabalho pedagógico na educação profissional: ações, relações e transformações
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133895024Palavras-chave:
Trabalho e educação, trabalho pedagógico, educação profissional e tecnológicaResumo
Este memorial foi apresentado à Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial à promoção funcional à Classe de Professor Titular da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Nele, são descritas e problematizadas a formação, as vivências e experiências enquanto trabalhadora, seja como técnica-administrativa em Educação ou como professora da Educação Básica e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Ao rememorar sobre a Educação e o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo dessa trajetória, perpassará também, as diferentes políticas implementadas sejam pelos governos, sejam pelas instituições que trabalhou. A partir das construções teóricas e práticas destacadas, defende-se que o trabalho pedagógico na Educação Profissional, se constitui em ações, relações e transformações.
Downloads
Referências
ANDRIGHETTO, Marcos José. Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico. Santa Maria: UFSM, 2019. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.
APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Petrópolis: Vozes, 2017.
BRASIL. Documento base educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, 2007. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf Acesso em 20 de abr. 2025.
FERREIRA, Liliana Soares. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum. Education, v. 39, n. 1, 2016, p. 103-111.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FRIGOTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.
HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.
MARASCHIN, Mariglei Severo. Dialética das disputas: trabalho pedagógico a serviço da classe trabalhadora. Santa Maria: UFSM, 2015. 317f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal de Santa Maria.
MARASCHIN, Mariglei Severo. Trabalho pedagógico na educação profissional: o Proeja entre disputas, políticas e experiências. Curitiba: Appris, 2019.
MARASCHIN, Mariglei Severo. Trabalho pedagógico na educação profissional: da negação do pedagógico ao trabalho pedagógico crítico. In: FERREIRA, Liliana Soares et al. Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2020.
MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2001.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2007.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1969.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2010.
TIBURI, Márcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
WINTER, Shirley Bernardes; MARASCHIN, Mariglei Severo; LAMPE, Leandro. Grupos de interlocução como possibilidade de práxis na e pós-pandemia: uma experiência em pesquisa na EJA-EPT. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 6, 2022, p. 33-45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

