Trabalho pedagógico na educação profissional: ações, relações e transformações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133895024

Palavras-chave:

Trabalho e educação, trabalho pedagógico, educação profissional e tecnológica

Resumo

Este memorial foi apresentado à Universidade Federal de Santa Maria como requisito parcial à promoção funcional à Classe de Professor Titular da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Nele, são descritas e problematizadas a formação, as vivências e experiências enquanto trabalhadora, seja como técnica-administrativa em Educação ou como professora da Educação Básica e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Ao rememorar sobre a Educação e o trabalho pedagógico desenvolvido ao longo dessa trajetória, perpassará também, as diferentes políticas implementadas sejam pelos governos, sejam pelas instituições que trabalhou. A partir das construções teóricas e práticas destacadas, defende-se que o trabalho pedagógico na Educação Profissional, se constitui em ações, relações e transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do curso de Eletromecânica EJA-EPT, do Curso Tecnológo em Redes de Computadores, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do CTISM. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional.

Referências

ANDRIGHETTO, Marcos José. Educação de jovens e adultos integrada à educação profissional e tecnológica: movimentos e dialeticidade do trabalho pedagógico. Santa Maria: UFSM, 2019. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Petrópolis: Vozes, 2017.

BRASIL. Documento base educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, 2007. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf Acesso em 20 de abr. 2025.

FERREIRA, Liliana Soares. Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum. Education, v. 39, n. 1, 2016, p. 103-111.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FRIGOTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.

HOOKS, Bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

MARASCHIN, Mariglei Severo. Dialética das disputas: trabalho pedagógico a serviço da classe trabalhadora. Santa Maria: UFSM, 2015. 317f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal de Santa Maria.

MARASCHIN, Mariglei Severo. Trabalho pedagógico na educação profissional: o Proeja entre disputas, políticas e experiências. Curitiba: Appris, 2019.

MARASCHIN, Mariglei Severo. Trabalho pedagógico na educação profissional: da negação do pedagógico ao trabalho pedagógico crítico. In: FERREIRA, Liliana Soares et al. Trabalho pedagógico na educação profissional e tecnológica em diferentes contextos: desafios e reflexões. Curitiba: CRV, 2020.

MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2001.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2007.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1969.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez, 2010.

TIBURI, Márcia. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

WINTER, Shirley Bernardes; MARASCHIN, Mariglei Severo; LAMPE, Leandro. Grupos de interlocução como possibilidade de práxis na e pós-pandemia: uma experiência em pesquisa na EJA-EPT. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 6, 2022, p. 33-45.

Downloads

Publicado

05-01-2026

Como Citar

Maraschin, M. S. (2026). Trabalho pedagógico na educação profissional: ações, relações e transformações. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e95024. https://doi.org/10.5902/2318133895024

Edição

Seção

Memorial de carreira docente