Gestão pedagógica e a re-construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829377

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa monográfica, apresentada ao curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Objetivamos compreender como ocorre a apropriação e integração do ambiente virtual de ensino aprendizagem - avea - Moodle pelos professores formadores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa é qualitativa, baseada em questionário online do software Survey Monkey, contendo questões abertas, fechadas e dependentes. Baseamo-nos em conceitos de Libâneo (2002), Kafai et al (1999), Ferreira (2008) e Luck (2009). É importante enfatizar pesquisas com a temática voltada para a re-construção da docência superior, pois cada vez mais os contextos e os sujeitos dos espaços educacionais são outros, inerentes das novas tecnologias.

Palavras-chave: gestão pedagógica; docência superior; fluência tecnológica e pedagógica; avea moodle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane da Rosa Dominguez, Universidade Federal de Santa Maria

No ano de 2011 atuou como Monitora Pedagógica na Instituição Comunitária de Educação Infantil Creche Criança Feliz em Santa Maria/RS, por período de 1 ano e 6 meses. No segundo semestre de 2012 foi bolsista de Iniciação Científica PROBIC-FAPERGS, no projeto titulado Performance Docente em Tecnologias Educacionais Hipermidiáticas: Integração e Convergência. Início de 2013 até o 2º semestre do ano de 2014 desenvolveu atividades de bolsista atuando como Monitora Pedagógica no Aplicativo Tecnológico de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU- MEC) junto ao departamento de RH no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Em 2014, desenvolveu atividades referentes a atuação como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Interdisciplinar "Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física e da Pedagogia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental" na área da Pedagogia na UFSM, contribuindo com práticas pedagógicas no Ensino Fundamental da Escola Municipal Pérpetuo Socorro em Santa Maria/ RS. No segundo semestre de 2014 realizou atividades de Estagiária Curricular no Núcleo de Educação Infantil Luizinho de Grandi (CAIC) no bairro Lorenzi. Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2015 ingressou como acadêmica da Pós- Graduação nível Especialização em Educação Física Escolar na UFSM. Foi professora estagiária pelo CIEE- Prefeitura de Santa Maria na EMEI Luizinho de Grandi (CAIC). Realizou atividades como Tutora à distância no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena da UFSM, nas disciplinas de Prática de Ensino na Educação Básica ? Inserção e Monitoria, Organização da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Educação Infantil. Possui curso concomitante na área administrativa de Secretariado Executivo e Comunicação Global, Curso EaD de Pedagogia Empresarial. E foi aprovada no Teste de Suficiência em Língua Espanhola pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFSM. Atualmente é Educadora Infantil na Unidade Federal (UFSM) de Educação Infantil Ipê Amarelo.Está concluindo no mês de Agosto o Curso de Especialização em Gestão Educacional (CEGE) no Centro de Educação da UFSM. Buscando aprimorar sua formação continuada, realiza atualmente Cursos On Line em Coordenação Pedagógica, Gestão da Educação Infantil e Psicopedagogia. E atualmente é acadêmica do Curso Stricto Sensu Mestrado em Educação pela PPGE- Programa de Pós Graduação da UFSM.

Adriana Moreira da Rocha Veiga

Adriana Moreira da Rocha Veiga é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Programa de pós-graduação em educação, na linha de pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos.

Endereço Rua João Attilio Zampiere, 62/401 - 97105-490 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: adrianaufsm@gmail.com.

Referências

NOVA, Lynn Alves Cristiano; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de casos. Salvador: Edeneb, 2009.

ANDRÉ, Marli (org.). Formação de professores (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O desenvolvimento histórico das novas tecnologias e seu emprego na educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e novas tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p. 13-25.

BASTOS, Fábio da Purificação de; NARDIN, Ana Cláudia; FRUE, Fabian; SARMENTO. Oliveira. Potencialidades tecnológicas e educacionais em ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre. Novas Tecnologias na Educação, Porto Aelgre, Ufrgs, v. 7, n. 3, 2009, p. 1-10.

BECKER, Andriza Machado. Constituição de comunidade: [im]possibilidades no percurso formativo em EAD. Santa Maria: UFSM, 2013. 121f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria.

BOLZAN, Doris Pires V; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Maciel Rocha. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, 2013, p. 49-68.

BRASIL. Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004.

BRASIL. Lei de diretrizes nacionais e bases da educação básica (LDB 9.394/1996).

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

DA ROSA, Fabiane; MALLMANN, Elena Maria; TOEBE, Iris Cristina Datsch; SONEGO, Anna Helena; SALES, Juliana Jacques; SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Interatividade do professor nas ferramentas recursos e atividades de estudo no moodle. SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DESAFIOS DA INTERATIVIDADE: CONVERGÊNCIA ENTRE MÍDIAS E SUAS LINGUAGENS, 2, 2013. Anais ... Rio Grande: Furg, 2013. Disponível em http://www.sedead.furg.br. Acesso em 10 jun. 2013.

DA ROSA, Fabiane; MALLMANN, Elena Maria; TOEBE, Iris Cristina Datsch; SONEGO, Anna Helena; SALES, Juliana Jacques; SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Potencial dos recursos educacionais abertos para integração das tecnologias e convergência entre as modalidades na UFSM. Reveduc - Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, v. 7, n. 2, 2013, p. 263-284.

FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, 2008, p. 176-189.

FERNANDES, Cleoni Maria; GRILLO, Marlene. Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Ulbra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço de quem? Revista BITS, p. 6, maio 1984. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JORNAL DO IUB - INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. O ensino a distância. 2010.

KAFAI, Yasmin et al. Being Fluent with Information Technology, 1999. Disponível em http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=6482. Acesso em 6 jan. 2014.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distancia. Campinas: Papirus, 2003a.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias na educação presencial e a distancia. In: NOVA, Lynn Alves Cristiano (org.). Educação a distancia: uma nova concepção de aprendizagem e interatividade. São Paulo: Futura, 2003b, p. 25-42.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.

LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2009.

LUNARDI, Elisiane Machado. Qualidade e gestão pedagógica. In: MOROSINI, Marília; FRANCO, Estela Dal Paz. Qualidade da educação superior dimensões e indicadores. Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 277-291.

MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (orgs.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009, p. 63-77.

MALLMANN, Elena Maria; BASTOS Fábio da Purificação de; DALMOLIN, Ricardo Simão Diniz. Integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades na UFSM. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 12, 2013, p. 2521-2530.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.

MIOLA, Alessandro Carvalho. Sabrina Bagetti. Ambiente virtual: moodle. Santa Maria: UFSM/Ctism, 2014.

MORAES, Marialice. Guia geral do curso Gestão e Docência em EAD: Programa Aberta- Sul. Florianópolis: UFSC/UFSM, 2007.

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

NONO Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre, Mediação, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Licínio Lucíola de Castro Paixão. A formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, v. 25, 2007, p. 1145-1157.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus, 1994.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995.

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

Dominguez, F. da R., & Veiga, A. M. da R. (2018). Gestão pedagógica e a re-construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 31–47. https://doi.org/10.5902/2318133829377

Edição

Seção

Artigos