Gestão pedagógica e a re-construção da docência superior: convergência digital nas licenciaturas da UFSM na visão dos seus professores
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829377Resumo
Este texto é um recorte de uma pesquisa monográfica, apresentada ao curso de especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Objetivamos compreender como ocorre a apropriação e integração do ambiente virtual de ensino aprendizagem - avea - Moodle pelos professores formadores dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa é qualitativa, baseada em questionário online do software Survey Monkey, contendo questões abertas, fechadas e dependentes. Baseamo-nos em conceitos de Libâneo (2002), Kafai et al (1999), Ferreira (2008) e Luck (2009). É importante enfatizar pesquisas com a temática voltada para a re-construção da docência superior, pois cada vez mais os contextos e os sujeitos dos espaços educacionais são outros, inerentes das novas tecnologias.
Palavras-chave: gestão pedagógica; docência superior; fluência tecnológica e pedagógica; avea moodle.
Downloads
Referências
NOVA, Lynn Alves Cristiano; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de casos. Salvador: Edeneb, 2009.
ANDRÉ, Marli (org.). Formação de professores (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.
ALTOÉ, Anair; SILVA, Heliana da. O desenvolvimento histórico das novas tecnologias e seu emprego na educação. In: ALTOÉ, Anair; COSTA, Maria Luiza Furlan; TERUYA, Teresa Kazuko. Educação e novas tecnologias. Maringá: Eduem, 2005, p. 13-25.
BASTOS, Fábio da Purificação de; NARDIN, Ana Cláudia; FRUE, Fabian; SARMENTO. Oliveira. Potencialidades tecnológicas e educacionais em ambiente virtual de ensino-aprendizagem livre. Novas Tecnologias na Educação, Porto Aelgre, Ufrgs, v. 7, n. 3, 2009, p. 1-10.
BECKER, Andriza Machado. Constituição de comunidade: [im]possibilidades no percurso formativo em EAD. Santa Maria: UFSM, 2013. 121f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria.
BOLZAN, Doris Pires V; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Maciel Rocha. Formação de professores: a construção da docência e da atividade pedagógica na Educação Superior. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 13, n. 38, 2013, p. 49-68.
BRASIL. Portaria n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004.
BRASIL. Lei de diretrizes nacionais e bases da educação básica (LDB 9.394/1996).
CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
DA ROSA, Fabiane; MALLMANN, Elena Maria; TOEBE, Iris Cristina Datsch; SONEGO, Anna Helena; SALES, Juliana Jacques; SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Interatividade do professor nas ferramentas recursos e atividades de estudo no moodle. SEMINÁRIO DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DESAFIOS DA INTERATIVIDADE: CONVERGÊNCIA ENTRE MÍDIAS E SUAS LINGUAGENS, 2, 2013. Anais ... Rio Grande: Furg, 2013. Disponível em http://www.sedead.furg.br. Acesso em 10 jun. 2013.
DA ROSA, Fabiane; MALLMANN, Elena Maria; TOEBE, Iris Cristina Datsch; SONEGO, Anna Helena; SALES, Juliana Jacques; SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Potencial dos recursos educacionais abertos para integração das tecnologias e convergência entre as modalidades na UFSM. Reveduc - Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, v. 7, n. 2, 2013, p. 263-284.
FERREIRA, Liliana Soares. Gestão do pedagógico: de qual pedagógico se fala? Currículo sem Fronteiras, v. 8, 2008, p. 176-189.
FERNANDES, Cleoni Maria; GRILLO, Marlene. Educação superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Ulbra, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. A máquina está a serviço de quem? Revista BITS, p. 6, maio 1984. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JORNAL DO IUB - INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO. O ensino a distância. 2010.
KAFAI, Yasmin et al. Being Fluent with Information Technology, 1999. Disponível em http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=6482. Acesso em 6 jan. 2014.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distancia. Campinas: Papirus, 2003a.
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias na educação presencial e a distancia. In: NOVA, Lynn Alves Cristiano (org.). Educação a distancia: uma nova concepção de aprendizagem e interatividade. São Paulo: Futura, 2003b, p. 25-42.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.
LÜCK, Heloísa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes, 2009.
LUNARDI, Elisiane Machado. Qualidade e gestão pedagógica. In: MOROSINI, Marília; FRANCO, Estela Dal Paz. Qualidade da educação superior dimensões e indicadores. Porto Alegre: PUCRS, 2011, p. 277-291.
MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. In: ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Doris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha (orgs.). Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. Santa Maria: UFSM, 2009, p. 63-77.
MALLMANN, Elena Maria; BASTOS Fábio da Purificação de; DALMOLIN, Ricardo Simão Diniz. Integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades na UFSM. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 12, 2013, p. 2521-2530.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.
MIOLA, Alessandro Carvalho. Sabrina Bagetti. Ambiente virtual: moodle. Santa Maria: UFSM/Ctism, 2014.
MORAES, Marialice. Guia geral do curso Gestão e Docência em EAD: Programa Aberta- Sul. Florianópolis: UFSC/UFSM, 2007.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NONO Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre, Mediação, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Licínio Lucíola de Castro Paixão. A formação de professores na cultura do desempenho. Educação & Sociedade, v. 25, 2007, p. 1145-1157.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. São Paulo: Papirus, 1994.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.