Curricularização da extensão: um caso prático no ensino de marketing
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133889137Palavras-chave:
marketing, educação, Curricularização da extensãoResumo
Baseado nas mudanças do Ministério da Educação, que aumentam a carga de extensão obrigatória aos alunos, busca-se novas formas de proporcionar aos alunos esta experiência educacional com impacto na sociedade. Este artigo relata a experiência de um professor de uma instituição pública federal no Rio de Janeiro, que trouxe para sala de aula um grupo de mulheres empreendedoras que precisavam de ajuda no planejamento de marketing de suas empresas. Utilizando a metodologia Project Based Learning – PBL –, os alunos do curso de Administração fizeram projetos dignos de uma consultoria profissional e tiveram uma vivência que se assemelha à realidade de um administrador. Por fim, esta experiência foi premiada em 3º lugar regional no prêmio Educador Transformador 2024 do Sebrae.
Downloads
Referências
AYAS, Karen; ZENIUK, Nick. Project-based learning: building communities of reflective practitioners. Management learning, v. 32, n. 1, 2001, p. 61-76.
BRASIL. Resolução CNE/CES n. 5, de 14 de outubro de 2021: diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Administração. Diário Oficial da União. 14/10/2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=212931-rces005-21&category_slug=outubro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 19 nov. 2024.
CARVALHO, Francisco Toniolo de. A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU e seus atores: o impacto do desenvolvimento sustentável nas relações internacionais. Confluências, v. 21. n. 3, 2019, p. 5-19.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2012.
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Curricularização da extensão universitária. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2021.
NAIK, Varsha; SHEETAL Girase. Project based learning methodology: an effective way of learning software engineering through database design and web technology project. Journal of Engineering Education Transformations, Rajarambapu, v. 34, 2020, p. 375-379.
WRAHATNOLO; MUNOTO. 21st centuries skill implication on educational system. IOP CONFERENCE SERIES: MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING, 2018. Disponível em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757-899X/296/1/012036. Acesso em: 19 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.