Desafios do administrador contemporâneo: uma análise do curso de Administração do Cefet/RJ face às demandas do mercado de trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887742

Palavras-chave:

Administração., Habilidades, desenvolvimento de competências

Resumo

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo em todas as profissões, mas especificamente para os administradores, a situação é cada vez mais desafiadora. Um administrador do mundo moderno precisa ser ágil e eficaz em suas tarefas, acompanhando sempre a evolução tecnológica das ferramentas e sistemas de apoio às decisões, sem deixar de lado seu relacionamento interpessoal com os colaboradores de sua empresa ou equipe. Esta pesquisa foi motivada pelas recomendações do MEC na DCN, citando uma lista de habilidades soft skills que seriam essenciais à profissão. Desta forma, apresenta-se um estudo cujo objetivo principal é investigar o quanto o curso de bacharelado em Administração do Cefet/RJ está alinhado com as demandas do mercado de trabalho. O percurso metodológico começa com uma análise documental do projeto pedagógico do curso, no qual é possível identificar quais as habilidades são trabalhadas por cada professor em cada disciplina. Em um segundo momento, aplicou-se um questionário a 34 profissionais do mercado que ocupam cargos de liderança, e que costumam contratar estagiários ou administradores. Os resultados sinalizam que três das quatro habilidades mais relevantes para os profissionais, são também amplamente abordadas pelos professores do curso em diversas disciplinas, e que há uma necessidade de aprimorar o desenvolvimento da habilidade associada à comunicação e ao relacionamento interpessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Pinho de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca

Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca.

Carmelita Seno Cardeira Alves, Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca

Centro Federal de Educação Tecnólogica Celso Suckow da Fonseca.

Referências

AMARU, Antonio Cesar. ADM por competências: você gestor. São Paulo: Atlas, 2019

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

BRASIL. Resolução CNE/CES n. 5, de 14 de outubro de 2021: diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Administração. Diário Oficial da União. 14/10/2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=212931-rces005-21&category_slug=outubro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 3 mar. 2023.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316.

CRESWELL, John Ward. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KATZ, Robert L. Skills of a effective administrator. Harvard business Review, 1955, p.33-42

MINTZBERG, Henry. The Nature of managerial work. New York: Harper & Row, 1973

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço Books, 2005.

P21 - CHALLENGERS. New Jersey: John Wiley and Sons. Partnership for 21st Century Skills P21 framework definitions. Disponível em: http://www.p21.org/storage/documents/P21_Framework_Definitions.pdf. 2015. Acesso em: 13 jan. 2024.

SCHNEIDER, Sérgio; SCHMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, 1998, p. 49-87.

Downloads

Publicado

08-07-2024

Como Citar

Oliveira, P. H. P. de, & Alves, C. S. C. (2024). Desafios do administrador contemporâneo: uma análise do curso de Administração do Cefet/RJ face às demandas do mercado de trabalho. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87742. https://doi.org/10.5902/2318133887742