Desafios do administrador contemporâneo: uma análise do curso de Administração do Cefet/RJ face às demandas do mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887742Palavras-chave:
Administração., Habilidades, desenvolvimento de competênciasResumo
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo em todas as profissões, mas especificamente para os administradores, a situação é cada vez mais desafiadora. Um administrador do mundo moderno precisa ser ágil e eficaz em suas tarefas, acompanhando sempre a evolução tecnológica das ferramentas e sistemas de apoio às decisões, sem deixar de lado seu relacionamento interpessoal com os colaboradores de sua empresa ou equipe. Esta pesquisa foi motivada pelas recomendações do MEC na DCN, citando uma lista de habilidades soft skills que seriam essenciais à profissão. Desta forma, apresenta-se um estudo cujo objetivo principal é investigar o quanto o curso de bacharelado em Administração do Cefet/RJ está alinhado com as demandas do mercado de trabalho. O percurso metodológico começa com uma análise documental do projeto pedagógico do curso, no qual é possível identificar quais as habilidades são trabalhadas por cada professor em cada disciplina. Em um segundo momento, aplicou-se um questionário a 34 profissionais do mercado que ocupam cargos de liderança, e que costumam contratar estagiários ou administradores. Os resultados sinalizam que três das quatro habilidades mais relevantes para os profissionais, são também amplamente abordadas pelos professores do curso em diversas disciplinas, e que há uma necessidade de aprimorar o desenvolvimento da habilidade associada à comunicação e ao relacionamento interpessoal.
Downloads
Referências
AMARU, Antonio Cesar. ADM por competências: você gestor. São Paulo: Atlas, 2019
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
BRASIL. Resolução CNE/CES n. 5, de 14 de outubro de 2021: diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Administração. Diário Oficial da União. 14/10/2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=212931-rces005-21&category_slug=outubro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 3 mar. 2023.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 295-316.
CRESWELL, John Ward. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage, 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KATZ, Robert L. Skills of a effective administrator. Harvard business Review, 1955, p.33-42
MINTZBERG, Henry. The Nature of managerial work. New York: Harper & Row, 1973
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Bagaço Books, 2005.
P21 - CHALLENGERS. New Jersey: John Wiley and Sons. Partnership for 21st Century Skills P21 framework definitions. Disponível em: http://www.p21.org/storage/documents/P21_Framework_Definitions.pdf. 2015. Acesso em: 13 jan. 2024.
SCHNEIDER, Sérgio; SCHMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, 1998, p. 49-87.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.