Utilização de infográficos como ferramenta de ensino-aprendizagem de Química Analítica para estudantes do curso de Farmácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133888962

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Tecnologias digitais, Fármacia

Resumo

O ensino de Química ainda é marcado pela abordagem de conteúdos informativos. Esse formato de ensino, utilizado na maioria das instituições, distorce o viés investigativo do aluno, pois deixa de contribuir para a percepção discente sobre a elaboração do conhecimento. Atualmente, novas práticas pedagógicas têm proporcionado uma maior aprendizagem aos discentes. Deste modo, o trabalho visa a apresentar e avaliar uma proposta de atividade de ensino pautada na produção de infográficos, após a abordagem metodológica de aprendizagem baseada em problemas. O trabalho foi avaliado mediante a aplicação de um questionário para estimar a percepção discente sobre a utilização de ferramentas no ensino-aprendizado. Com base nas respostas, foi possível perceber que os alunos se tornaram mais motivados em aprender Química Analítica.

Downloads

Biografia do Autor

Aline Lima Hermes Muller, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria.

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ANZOLIN, Edisson Filho; RAMOS, Thanise Beque; ELLENSOHN, Ricardo Machado; BARIN, Claudia Smaniotto. Mapas conceituais como ferramenta de ensino e aprendizagem, Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 8, n. 1, 2019, p.1-10.

BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BLACKBURN, Richard. Using infographic creation as tool for science-communication assessment and a means of connecting students to their departmental research. Journal of Chemical Education, Washington, v. 96, n. 7, 2019, p. 1510−1514 DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.8b00981

BOTTENTUITT, João Batista JUNIOR; LISBOA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. O Infográfico e as suas potencialidades educacionais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, v. 13, n. 2, 2011, p. 163-183.

CAIRO, Alberto. Infografia 2.0: visualizacion interactiva de informacion en prensa. Espanha: Alamut, 2008.

CICCONE, Lucie; GALLARDO-WILLIAMS, Maria. Local and timely class project promotes student engagement in a nonmajors’ course: Organic Chemistry at the North Carolina State Fair, Journal of Chemical Education, Washington, v. 97 n. 6, 2020, p. 1620−1624. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b01184

DORNELES, Letícia Lopes; MARTINS, Vivian Do Prado; MORELATO, Caroline Silva; DE GOES, Fernanda Dos Santos Nogueira; FONSECA, Luciana Mara Mont; CAMARGO, Rosangela Andrade Aukar. Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde, Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 28, 2020, p.1-13.

GRIEGER, Krystal; LEONTYEV, Alexey, Student-Generated Infographics for Learning Green Chemistry and Developing Professional Skills, Journal of Chemical Education, Washington, v. 98, 2021, p. 2881-2891. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.1c00446

HUBBARD, Brittany; JONES, Grayson; GALLARDO-WILLIAMS, Maria. Student-Generated Digital Tutorials in an Introductory Organic Chemistry Course, Journal of Chemical Education, Washington, v. 96, n. 3, 2019, p. 597-600. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.8b00457

JONES, Rebecca. Advancing scientific communication with infographics: an assignment for upper-level Chemistry Classes, ACS Symposium Series, Washington, v. 1327, 2019, p. 119-128. DOI: https://doi.org/10.1021/bk-2019-1327.ch009

KOTHARI, Devk; HALL, Ariana; CASTAÑEDA, Carol Ann; MCNEIL, Anne. Connecting Organic Chemistry concepts with real-world contexts by creating infographics, Journal of Chemical Education, Washington, v. 96, n. 11, 2019, p. 2524-2527. DOI: https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.9b00605

LEÃO, Denise Maria Maciel, Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 107, 1999, p. 187-206. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008

MITCHELL, Deborah Gale; MORRIS, Julie; MEREDITH, Joseph; BISHOP, Naomi. Chemistry infographics: experimenting with creativity and information literacy, ACS Symposium Series, Washington, v. 1266, 2017, p. 113-131. DOI: https://doi.org/10.1021/bk-2017-1266.ch007

NEGRÓN, Viveca Vélez; BRICELAND, Laurie L.; DENVIR, Paul. Student pharmacist engagement in infographic creation to increase awareness of impostor phenomenon, American Journal of Pharmaceutical Education, Arlington v. 87, 2023, p.1-7. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajpe.2023.100074

NICHELE, Aline Grunewald; MORAES, Kênya Silva dos Santos; SILVA, Fabiane Nunes. Uma prática pedagógica apoiada na elaboração de infográficos para o ensino e aprendizagem de estereoquímica, Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, 2021, p. 467-475. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.121370

PONATH, Aramis da Silva Monteiro; FURLANI, Cleidir José; ZANONI, Helenilze Espindula Rossi Coser; MARGON, Sandra. Metodologias ativas aplicadas no ensino superior. Curitiba: Atena, 2023. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/737950/1/metodologias-ativas-aplicadas-no-ensino-superior.pdf. Acesso em 3 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.145231109

REIS, Elismar Vicente; TOMAÉL, Maria Inês. A geração Z as plataformas tecnológicas, Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 2, 2017, p. 371-388. DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n2p371

SCHMITT, Janaína de Arruda Carilo; SAIDELLES, Tiago; BARIN, Cláudia Smaniotto; ELLENSOHN, Ricardo Machado, SANTOS, Leila Maria Araújo. Infográficos como elemento de mediação pedagógica. Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, v. 8 n. 1, 2019, p.1-10.

SOUSA, Robson Simplicio; ROCHA, Paula Del Ponte; GARCIA, Irene Teresinha Santos. Estudo de caso em aulas de química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 4, 2012, p. 220-228.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, 2005, p. 443-466. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Downloads

Publicado

14-01-2025

Como Citar

Muller, A. L. H., & Barin, C. S. (2025). Utilização de infográficos como ferramenta de ensino-aprendizagem de Química Analítica para estudantes do curso de Farmácia. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e88962. https://doi.org/10.5902/2318133888962