O perfil das competências digitais de mestrandos da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886713

Palavras-chave:

Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Mundo do trabalho, Fluência Tecnológica, EPT

Resumo

O desenvolvimento das competências digitais constitui um dos desafios nos dias atuais. Assim, apoiados na metodologia do estudo de caso, busca-se analisar, a partir de um survey, as competências digitais de uma turma de mestrandos de uma instituição pública federal. O survey foi aplicado ao início e término da disciplina de Tecnologias para Educação e analisado segundo o DigCompEdu Check-In. Os dados apontam que, embora os estudantes façam uso ubíquo das tecnologias, possuem baixa fluência na criação, escolha e adaptação de recursos educacionais digitais, indicativo da necessidade dos cursos de formação inicial e pós-graduação proporcionarem aos estudantes a aquisição das competências digitais, quer por meio de disciplinas ou oficinas ao longo do percurso formativo.

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Biografia do Autor

Ricardo Ellensohn, Unipampa

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado e Doutorado Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutoramento em Síntese Quiral UNICAMP. MBA Executivo em Gestão Empresarial (CESUMAR) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM. Foi Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi/RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos e Auditoria Ambiental. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Tem como áreas de pesquisa Jogos e Gamificação, Resolução de Problemas, Tecnologias Ativas e Ensino de Química.

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado em Eletroquímica pelo IQSC/USP e em Engenharia Elétrica pela UEL. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Química e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e no ensino mediado por tecnologias.

 

Referências

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Ellensohn, R., & Barin, C. S. (2024). O perfil das competências digitais de mestrandos da educação profissional e tecnológica. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86713. https://doi.org/10.5902/2318133886713