O perfil das competências digitais de mestrandos da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133886713Palavras-chave:
Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Mundo do trabalho, Fluência Tecnológica, EPTResumo
O desenvolvimento das competências digitais constitui um dos desafios nos dias atuais. Assim, apoiados na metodologia do estudo de caso, busca-se analisar, a partir de um survey, as competências digitais de uma turma de mestrandos de uma instituição pública federal. O survey foi aplicado ao início e término da disciplina de Tecnologias para Educação e analisado segundo o DigCompEdu Check-In. Os dados apontam que, embora os estudantes façam uso ubíquo das tecnologias, possuem baixa fluência na criação, escolha e adaptação de recursos educacionais digitais, indicativo da necessidade dos cursos de formação inicial e pós-graduação proporcionarem aos estudantes a aquisição das competências digitais, quer por meio de disciplinas ou oficinas ao longo do percurso formativo.
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Referências
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