The profile of digital skills of master's students in professional and technological education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133886713

Keywords:

Formação de Professores, Tecnologias Digitais, Mundo do trabalho, Fluência Tecnológica, EPT

Abstract

The development of digital skills is one of the challenges nowadays. Thus, based on the case study methodology, we seek to analyze, through a survey, the digital skills of a class of master's students from a federal public institution. The survey was applied at the beginning and end of the Technologies for Education discipline and analyzed according to DigCompEdu Check-In. The data indicate that, although students make ubiquitous use of technologies, they have low fluency in creating, choosing and adapting digital educational resources, indicating the need for initial and postgraduate training courses to provide students with the acquisition of digital skills, whether through subjects or workshops throughout the training path.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Ellensohn, Unipampa

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado e Doutorado Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutoramento em Síntese Quiral UNICAMP. MBA Executivo em Gestão Empresarial (CESUMAR) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação de Professores da UFSM. Foi Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina (UEL) da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi/RS. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Fitossanitários e Alimentos e Auditoria Ambiental. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus Caçapava do Sul/RS. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM/UFSM. Tem como áreas de pesquisa Jogos e Gamificação, Resolução de Problemas, Tecnologias Ativas e Ensino de Química.

Claudia Smaniotto Barin, Federal University of Santa Maria

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e doutorado em Ciências (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Pós-doutorado em Eletroquímica pelo IQSC/USP e em Engenharia Elétrica pela UEL. Atualmente é professora associada III da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no Departamento de Química e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM. Tem experiência na área de Química, com ênfase em eletroquímica e no ensino mediado por tecnologias.

 

References

BRASIL. Lei n. 11.741, de 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm. Acesso em: 1º fev. 2023.

COMISSÃO EUROPEIA. Uma agenda digital para a Europa: comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Conselho Económico e Social Europeu ao Comité das Regiões. Bruxelas. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/%20LexUriServ/LexUriServ.do?uri=COM:2010:0245:FIN:PT:PDF. Acesso em 20 jan de 2023.

FERRARI, Anusca. Digital competence in practice: an analysis of frameworks. Luxembourg: European Union, 2012. Disponível em: https://www.ifap.ru/library/book522.pdf. Acesso em: 1º fev. 2023.

FIGUEIRA, Larissa Fonseca; DOROTEA, Nuno. Competência digital: digcompedu check-in como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educação e Formação, Fortaleza, v. 7, 2022, p. 1-21.

LUCAS, Margarida; MOREIRA, António. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA, 2018.

RESNICK, Mitchel. Rethinking learning in the digital age. In: KIRKMAN, Geoffrey S; CORNELIUS, Peter K; SACHS, Jeffrey D; SHWAB, Klaus. The global information technology report: readiness for the networked word. Oxford: Oxford University, 2002, p. 32-37.

SANTOS, Leila Maria Araújo, SILVA, Marcelo Freitas da; SAIDELLES, Tiago; MINUZI, Nathalie Assunção. Desafios e oportunidades para a mediação pedagógica em tempos de Covid-19: um olhar com base nas competências digitais. Redin, Taquara, v. 9, n. 1, 2020, p. 36-47.

VALENTINE, Carla. Competência digital passa pela utilização crítica e segura das tecnologias, Disponível em: https://www.ucs.br/site/noticias/a-geracao-z-na-visao-da-educacao/. Acesso em 11 fev. 2023.

VARGAS-D'UNIAM, Jessica; CHUMPITAZ-CAMPOS, Lucrecia; SUÁREZ-DÍAZ, Guadalupe; BADIA, Antoni. Relación entre las competencias digitales de docentes de educación básica y el uso educativo de las tecnologías en las aulas. Profesorado, Granada, v. 18, n. 3, 2014, p. 361-376.

Published

2024-05-09

How to Cite

Ellensohn, R., & Barin, C. S. (2024). The profile of digital skills of master’s students in professional and technological education. Regae: Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e86713. https://doi.org/10.5902/2318133886713