Democracia representativa na prática: relato do desenvolvimento do projeto democracia, cidadania e representação política com estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133887675Palavras-chave:
Democracia, Representação Política, Ensino Médio, ExtensãoResumo
Neste texto, apresenta-se um relato do projeto Democracia, cidadania e representação política, realizado em 2017 e 2018 em cinco estabelecimentos públicos de ensino em Santa Maria/RS. O projeto teve a participação de 401 estudantes secundaristas e 51 discentes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi propiciar a aproximação de estudantes do Ensino Médio com as definições e funções das instituições políticas, do poder político exercido nas instâncias de representação, através de práticas de discussão e compreensão teórica e o exercício de debater, expressar entendimentos, escolher representantes e deliberar. A aproximação entre o conteúdo, percepções e contextos dos discentes gerou um envolvimento com o funcionamento da política.
Downloads
Referências
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio – Sociologia. Brasília: MEC, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em 10 jan. 2024.
DAHL, Robert Alan. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Edusp, 1997.
DAHL, Robert A. A democracia e seus críticos. São Paulo: Martins Fontes. 2012.
LIJPHART, Arend. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 países. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003.
MILL, John Stuart. Considerações sobre o governo representativo. Brasília: UNB, 1980.
O'DONNELL, Guillermo. Teoria democrática e política comparada. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, 1999, p. 577–654.
PRZEWORSKI, A. Democracia e mercado: no Leste Europeu e na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
SARTORI, Giovanni. Uma teoria da democracia como processo decisório. In: SARTORI, Giovanni. A teoria da democracia revisitada. São Paulo: Ática, 1994, p. 286-336.
SARTORI, Giovanni. Democracia. Revista de Ciencia Politica, Santiago, v. 13, n. 1/2, 1991, p. 117-151. Disponível em https://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/rcp/article/view/6850. Acesso em 12 nov. 2023.
SILVA, I. F. A sociologia no ensino médio: perfil dos professores, dos conteúdos e das metodologias no primeiro ano de reimplementação nas escolas de Londrina/PR e região - 1999. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussões de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004.
TOCQUEVILLE, Alexis de. Democracia na América. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.