Democracia representativa na prática: relato do desenvolvimento do projeto democracia, cidadania e representação política com estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133887675

Palavras-chave:

Democracia, Representação Política, Ensino Médio, Extensão

Resumo

Neste texto, apresenta-se um relato do projeto Democracia, cidadania e representação política, realizado em 2017 e 2018 em cinco estabelecimentos públicos de ensino em Santa Maria/RS. O projeto teve a participação de 401 estudantes secundaristas e 51 discentes do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi propiciar a aproximação de estudantes do Ensino Médio com as definições e funções das instituições políticas, do poder político exercido nas instâncias de representação, através de práticas de discussão e compreensão teórica e o exercício de debater, expressar entendimentos, escolher representantes e deliberar. A aproximação entre o conteúdo, percepções e contextos dos discentes gerou um envolvimento com o funcionamento da política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Ori Cuti Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de Ciência Política Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Ciências Sociais.

Referências

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio – Sociologia. Brasília: MEC, 2006. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em 10 jan. 2024.

DAHL, Robert Alan. Poliarquia: participação e oposição. São Paulo: Edusp, 1997.

DAHL, Robert A. A democracia e seus críticos. São Paulo: Martins Fontes. 2012.

LIJPHART, Arend. Modelos de democracia: desempenho e padrões de governo em 36 países. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2003.

MILL, John Stuart. Considerações sobre o governo representativo. Brasília: UNB, 1980.

O'DONNELL, Guillermo. Teoria democrática e política comparada. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, 1999, p. 577–654.

PRZEWORSKI, A. Democracia e mercado: no Leste Europeu e na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.

SARTORI, Giovanni. Uma teoria da democracia como processo decisório. In: SARTORI, Giovanni. A teoria da democracia revisitada. São Paulo: Ática, 1994, p. 286-336.

SARTORI, Giovanni. Democracia. Revista de Ciencia Politica, Santiago, v. 13, n. 1/2, 1991, p. 117-151. Disponível em https://pensamientoeducativo.uc.cl/index.php/rcp/article/view/6850. Acesso em 12 nov. 2023.

SILVA, I. F. A sociologia no ensino médio: perfil dos professores, dos conteúdos e das metodologias no primeiro ano de reimplementação nas escolas de Londrina/PR e região - 1999. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussões de sociologia no ensino médio. Ijuí: Unijuí, 2004.

TOCQUEVILLE, Alexis de. Democracia na América. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

23-06-2024

Como Citar

Martins, C. O. C. (2024). Democracia representativa na prática: relato do desenvolvimento do projeto democracia, cidadania e representação política com estudantes do ensino médio. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e87675. https://doi.org/10.5902/2318133887675