O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes: a avaliação de Matemática e o cenário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133870328Palavras-chave:
Avaliação; Estrutura; Pisa; Matemática; Contexto.Resumo
O objetivo geral deste artigo, em que abordamos a caracterização do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa -, é caracterizar a avaliação de Matemática no âmbito deste Programa. Inicialmente, aborda-se, de maneira abrangente, um panorama do Pisa relativo aos seguintes aspectos: o que o Pisa investiga e de que maneira; os instrumentos para um bom resultado na avaliação; as notas atribuídas no Pisa e o espaço amostral de estudantes. Em seguida, tratamos da avaliação sobre a perspectiva da Matemática: como ela é analisada, como é constituída, a escala adotada para o exame e, posteriormente, apresentamos os resultados brasileiros sobre esse domínio. Como metodologia, utilizamos a pesquisa qualitativa do tipo descritiva, pautada pela análise documental. Os principais resultados assinalaram a importância de compreender a avaliação para a constituição de uma educação equânime, mesmo quando o seu impacto na esfera pedagógica seja incipiente. Os resultados brasileiros apresentados em cada edição são insatisfatórios, demonstrando necessidade de melhorias desde a formação docente aos investimentos em educação.
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